02 agosto 2011

SEPLAN REALIZA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2011

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria do Planejamento e Orçamento realiza o Ciclo de Oficinas do Orçamento Participativo 2011/2012, possibilitando a população sancristovense uma maior participação na gestão dos recursos públicos. Divididos em oito macro regiões o O.P percorrerá todo o território sancristovense, permitindo que os cidadãos participem de forma efetiva da construção de uma cidade melhor.
Iniciado ontem, 01, o O.P reuniu os moradores do Centro histórico, Cidade Alta e Cidade Baixa, promovendo assim, a primeira reunião. Já na manhã desta terça-feira, 02, a oficina foi realizada na Escola Municipal Carinho, localizada no Alto da Divinéia, onde cerca de cinco comunidades, entre elas Pintos e Apicum Merem, estiveram presentes.
O Orçamento Participativo é um mecanismo popular, através do qual a população discute e decide onde serão alocados os recursos públicos municipais. Durante a explanação, o secretário da Seplan, Paulo Roberto, fez questão de alertar os participantes sobre a importância do O.P. e dos direitos e deveres de cada um.
“Nosso direito vai muito além. Não é simplesmente eleger um governante, mas sim construir junto com ele, transformar nossa cidade, ajudando efetivamente nessa mudança” disse Paulo.
De acordo com o secretário a voz ativa da população é que faz a diferença. “São os moradores que sabem apontar os erros e as melhorias da sua comunidade. Esse é o momento para falar, essa é a hora onde o morador pode expor tudo o que ele quer, não somente em pedidos de melhorias, mas também apontando erros” esclarece.
Após a oficina, o secretário abriu para os debates e argumentações e logo em seguida aconteceu a escolha dos novos delegados, que representarão as comunidades durante o decorrer do processo e nas plenárias promovidas pelo Governo do Estado.
Este é o terceiro ano, consecutivo, que a Prefeitura Municipal de São Cristóvão realiza o O.P. Durante esse processo muitas solicitações foram atendidas, a exemplo da colocação de abrigos de ônibus, abertura de estradas e pavimentação e recapeamento de diversas ruas.

Texto e foto: Grazziele Santos