16 agosto 2011

CRIANÇAS DO PETI COMEMORAM DIA DO FOLCLORE







Com uma programação voltada ao enaltecimento e valorização da cultura popular, o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) está promovendo durante todo o mês de agosto diversas atividades que proporcionam aos alunos uma maior integração com a cultura local. Na manhã de ontem, 15, cerca de 20 crianças visitaram a Sala dos Saberes e Fazeres, localizada no prédio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.
Recepcionados pela diretora de turismo, Silene Lazarito, os pequenos conheceram a estrutura do local e aprenderam sobre a importância da valorização da cultura. Além, de presenciarem o trabalho das artesãs na confecção de bonecas.
A Sala dos Saberes e Fazeres, segundo a diretora, é um espaço dedicado, não somente aos artesãos, que podem expor, sem nenhum custo, seu material gerando renda para si e sua família. Mas também um local onde os turistas podem encontrar informações e adquirir produtos genuinamente sancristovenses.
“Quem visita a Sala, além de se encantar com a quantidade e a beleza dos materiais, pode adquirir as peças sem medo de ser enganado, pois todos os produtos comercializadas recebem uma etiqueta de identificação com todos os dados do artesão, valor e localidade. Assim, quem ganha a souvenir tem a certeza da procedência do produto” explica.
A Sala dos Saberes, tem como carro chefe a confecção de bonecas. Vestidas com roupas que representam grupos folclóricos, a exemplo do Langa, Caceteiras e Samba de Coco, as bonecas são encontradas em vários tamanhos. Silene explicou as crianças que a confecção das bonecas é uma maneira de São Cristóvão se destacar, pois há muita semelhança no souvenir fabricado no nordeste.
Após uma breve apresentação, as crianças conheceram as demais alocações do prédio, inclusive a sala da secretária da Cultura e do Turismo, Agláe Fontes, que fez questão de convidá-los para a abertura das exposições sobre bonecas e brinquedos populares, Sala dos Saberes e Casa do Folclore, respectivamente.
Durante a breve conversa a secretária fez uma pequena “sabatina” com os pequenos, que demonstraram serem grandes conhecedores da cultura local, em especial os brinquedos populares. Como forma de provar, o pequeno Thiago Lourenço exibiu sua técnica de lançar o pião no chão e fazê-lo rodar em sua mão.
Segundo a educadora, Ana Aline Nascimento, a cultura e o folclore de São Cristóvão são trabalhados constantemente no Peti, mas em homenagem ao dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a coordenação decidiu ampliar as atividades.
“Desde o início do mês, eles estão aprendendo sobre o quê é folclore, contos e lendas. Muitos já sabem e até dizem ter visto personagens de algumas lendas, mas independente de imaginação, o importante é que eles estão interagindo com as atividades e o resultado é visível” disse.



Texto e foto: Grazziele Santos