04 agosto 2011

ROSA ELZE RECEBE CICLO DE OFICINAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO




Na tarde da quinta-feira, 04, a Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento levou o Ciclo de Oficinas do Orçamento Participativo (O.P.) até o Bairro Rosa Elze, onde também reuniu moradores do Maria do Carmo e Rosa Maria, que participaram ativamente do processo democrático assegurado pela Constituição Federativa desde 1988 e elegeram seus delegados que representarão a comunidade na Conferência Municipal do Orçamento Participativo.
O encontro ocorreu na Escola Martinho Bravo, onde o secretário do Planejamento, Paulo Roberto dos Santos, e a equipe do O.P. constataram que a maior dificuldade para reunir os moradores tem sido o equívoco em achar que o Orçamento é uma ferramenta político-partidária, quando, na verdade, é uma forma de assegurar a participação popular e exercício pleno da cidadania.
“É só gritando que a gente se faz ouvir e com que saibam onde é a dor. Se alguém reivindica há 2, 3 ou 4 anos, é preciso que continue para que a administração priorize o que está sendo solicitado pela comunidade, pois a exigência faz parte do cumprimento do orçamento. Essa é a forma de contribuir para com as gestões futuras trabalhem visando à solução das dificuldades da comunidade”, enfatizou o secretário.
Mediante a explicação, o material informativo distribuídos entre os participantes que exerceram a sua cidadania, estes começaram a revelar o que deve ser priorizado em suas comunidades.
No Rosa Elze, os moradores solicitaram saneamento básico e pavimentação das ruas; esgotamento sanitário; fiscalização da coleta de lixo e desenvolvimento de programa de educação ambiental; pavimentação asfáltica; coleta de entulhos; reforma de praças; implantação de iluminação elevada; posto policial; instalação de uma agência dos Correios; transporte coletivo e criação de uma linha de taxis lotação; atendimento odontológico; e o aumento da marcação de exames no Posto de Saúde.
Os moradores do Rosa Maria priorizaram saneamento nas ruas; construção de casas populares; construção de uma creche; transporte coletivo; e segurança.
Ao final, foram eleitos os delegados para a Conferência, a ser realizada no próximo dia 10: Antônio da Silva; Djalma Moreira; Manuel Nunes de Rezende; João de Assis; Jozivania da Silva; Edson Souza; e Luciana Lima Vanderlei.
O Ciclo de Oficinas do Orçamento Participativo segue até essa sexta-feira, 05, quando irá até a Escola Municipal Raimundo Francisco dos Santos, onde devem estar reunidos representantes dos conjuntos Eduardo Gomes, Lafayete Coutinho, Rosa do Oeste, Santa Suzana, Tijuquinha, Luiz Alves e Madre Paulina.

Texto e foto: Yara Santos