12 agosto 2011

COMDIM DE SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPA DE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Nesta sexta-feira, 12, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Cristóvão (Comdim), Gilvânia de Souza, e representantes da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, participam nesta manhã da reunião territorial preparatória para as Conferências Territoriais e Estaduais de Políticas para as Mulheres, que será realizada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres no final do mês de agosto e em outubro, respectivamente.
O evento acontece na sala de reunião da Estação Cidadania, localizada na Rua Pacatuba, n° 64, na capital. O Comdim de São Cristóvão marcará presença nas plenárias e assistirá às palestras previstas para a programação organizada pela Secretaria. De acordo com Gilvânia, a criação deste órgão ampliou as possibilidades de desenvolvimento dos trabalhos destinados à política para a mulher.
“Nesta sexta, participamos da reunião preparatória, onde estarão reunidos representantes dos nove municípios que compõem a região da Grande Aracaju. Estes municípios participarão de Conferências territoriais no dia 31de agosto. A antiga coordenadoria já realizou grandes ações, sendo a instalação do Comdim de São Cristóvão fruto de sua atuação eficaz e a criação da Secretaria ampliou, estruturalmente, as possibilidades de trabalhar a questão dos Direitos da Mulher”, explicou Gilvânia.
A III Conferência Estadual será realizada na capital, nos dias 05 e 06 de outubro, a qual também servirá para os delegados e delegadas para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada no período de 12 a 14 de dezembro, em Brasília, onde contará com a presença de três mil mulheres, sendo 50 delegados do Estado de Sergipe.
A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos, afirmou que a 3ª Conferência tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres.

Ações

O Comdim de São Cristóvão tem realizado ações em parceria com a Prefeitura Municipal e o apoio de órgãos, como a Delegacia da sede do Município, onde está instalado o Núcleo de Atendimento à Mulher, onde os casos de violência à mulher recebem atenção específica e a orientação do Comdim. A sala foi instalada com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e conta com o apoio do delegado Wernner Azevedo.

Texto: Yara Santos