03 agosto 2011

PARQUE SANTA RITA MARCA PRESENÇA NA PLENÁRIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2012






A Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Seplan), no período de 01 a 05, realiza plenárias pelos povoados e sede de São Cristóvão, onde a comunidade é levada a participar de oficinas, permitindo o conhecimento dos serviços que são prioridades para cada logradouro. Na tarde de ontem, foi a vez da comunidade do Parque Santa Rita dizer o que deve ser priorizado pela administração no Orçamento 2012. A equipe da Seplan distribuiu material, contendo informações teóricas sobre orçamento participativo, ferramentas de Planejamento Público e democracia participativa e a platéia formada, em sua maioria, por mães da comunidade, reunidas na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Manoel Assunção do Nascimento, participou ativamente falando sobre as necessidades mais urgentes do povoado. Com o objetivo de difundir a idéia de participação popular na construção do orçamento, criando no cidadão, a visão de que a democracia ultrapassa o direito ao ‘voto’, junto com o secretário de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto Santos, a população desenvolveu uma dinâmica, onde foram descobertos pontos já conquistados durante a atual administração, a exemplo do portão da escola, o cantinho da leitura, poços artezianos e o atendimento médico na unidade de saúde, além da presença dos agentes de saúde; e pontos que ainda precisam ser alcançados.
Entre as necessidades priorizadas pela população do Parque Santa Rita durante a plenária, está a conquista de um pediatra e um odontólogo e a melhoria na distribuição de remédios, saneamento nas entradas do povoado, acesso ao transporte público, construção de creche e melhoria na distribuição da merenda escolar, instalação de um posto para o funcionamento do serviço postal, ambulância, formação de grupo de inclusão para a terceira idade, a erradicação de casas de taipa e o aumento do policiamento na comunidade. Entusiasmado, o secretário em sua primeira experiência à frente da pasta, revelou que nunca havia desenvolvido um trabalho tão direto nas comunidades, como o orçamento, por meio do qual é garantido o exercício pleno da democracia. De acordo com ele, a realização das plenárias é um desafio, pois em alguns momentos, lida com o partidarismo político e a insatisfação natural das pessoas que ainda não obtiveram suas solicitações atendidas. “Enfatizo que juntos, através das plenárias, montamos a proposta que será apresentada a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, preparando um futuro melhor para os filhos dessas comunidades”, disse.
A equipe da Seplan, composta por profissionais que já participaram de plenárias do orçamento em anos anteriores, revelou que os trabalhos iniciados na segunda-feira, 01, já dão a impressão de que esse ano será mais positivo do que os passados. Presente durante as plenárias, a equipe do Sergipetec tem acompanhado os trabalhos indo às comunidades, onde oferece cursos para os jovens. O Sergitec conta com o patrocínio da Petrobrás, através do Programa ‘Petrobrás, Desenvolvimento e Cidadania’, por meio do qual serão ofertados cursos aos jovens das comunidades de São Cristóvão. De acordo com o coordenador geral do Programa Petrobras Centro Vocacional Tecnológico do Sergipetec, Vítor Hugo Vaz, foram feitas pesquisas nas unidades de ensino municipais e estaduais para conhecer a vocação de cada comunidade. “A sede será construída no município de São Cristóvão e 3 mil jovens com idades entre 17 e 29 anos serão capacitados, o que será possível devido à parceria com a Petrobrás, a quem prestaremos conta trimestralmente, apresentando resultados parciais”, informou.
Acompanhado da coordenadora pedagógica, Laurisana Dantas Lima, e da auxiliar administrativo, Thamires de Jesus Oliveira, o coordenador geral enfatizou que os cursos não se tratam de uma promessa, mas de uma meta de capacitação dos 3 mil jovens, dos quais 20% serão absorvidos, de imediato, pelo mercado de trabalho. O ciclo de oficinas servirá, também, para eleger representantes das comunidades que participarão da Conferência Municipal do Orçamento Participativo, que será realizada no dia 10, com o tema “Planejamento e Participação, Vamos juntos construir uma cidade melhor”.
No Povoado Parque Santa Rita, foram eleitos os representantes: Maria Senhora da Conceição;Maria Lúcia da Silva Bispo; Givanildes Sousa Santos; Claudineide Vasconcelos; Fábio Santos Pereira; e Maria José Correia de Araújo. Ao final da plenária, o secretário demonstrou-se satisfeito com a participação popular. “Mais uma vez, a plenária foi positiva, independente da comunidade ou formação escolar de cada um, pois é importante ouvir as dificuldades diárias dos moradores para conseguirmos entendê-los. Não existe democracia sem um momento como esse”, concluiu.

Foto e texto: Yara Santos