17 agosto 2011

“AGOSTO PARA TODOS” TRAZ PÍFANO PARA A PROGRAMAÇÃO DO MÊS DO FOLCLORE EM SÃO CRISTÓVÃO





A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão promove, durante todo o mês de agosto, uma programação ainda mais especial em comemoração ao folclore e, dentro desse contexto, está sendo realizada uma oficina de pífano, que terá a durabilidade de uma semana, tendo iniciado na segunda-feira, 15, se estendendo até a próxima sexta, 19 , sob a orientação do professor Edmar Santos, para crianças, adolescentes e jovens interessados.
A oficina é realizada através do Projeto “Agosto para Todos”, por meio da Secretaria de Estadoda Cultura. Em parceria com a secretaria Municipal ocorre numa das salas do Museu Histórico de Sergipe, cedida pela direção, onde canos, zabumba e triângulo resultam em muita melodia.
Com muita criatividade, o professor Edmar confeccionou os pífanos junto com os estudantes, que ficaram surpresos com o surgimento do instrumento cilíndrico com sete orifícios circulares, sendo um destinado ao sopro e os restantes aos dedos, o pífano.
No terceiro dia de aula, mais íntimos com seus instrumentos e com o dedilhado, os estudantes acompanharam o tempo da música introduzida pelo professor, o qual logo animou a turma ao som da zabumba, conquistando, até, uma voluntário para o triângulo. Todos que visitaram o Museu , ou mesmo, passaram nas proximidades do local, se divertiram ao som de muita música popular.
Entre os estudante, alguns participantes do Projeto Jovens que Encantam, acompanhados da professora Andréa pereira Souza, que também está aproveitando a oportunidade para aprender pífano.” Os estudantes que estão participando são da turma da manhã, mas seria muito bom se também tiver o curso à tarde, todos eles quiseram participar”, revelou.
O professor Edmar Santos, filho do Mestre Euclides, tem afinidade com o folclore, mas mesmo assim, com toda essa experi~encia revelou que São Cristóvão está surpreendendo-o. “Estou surpreso com a turma, pois todos estão determinados a aprender e acompanham o dedilhados, tentam aprender as notas, os tempos, e isso me deixa bastante satisfeito, pois o objetivo do Projeto é manter a tradição do pífano, encontrando novos interessado”, concluiu.

Texto e foto: Yara Santos