19 agosto 2011

REUNIÃO DISCUTE FUNDO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SÃO CRISTÓVÃO





Na manhã desta sexta-feira, 19, secretários municipais, e demais representantes do Monumenta, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Governo do Estado reuniram-se na Casa do Iphan, em São Cristóvão para avaliar e discutir as ações realizadas pelo Monumenta na cidade. Presidida pelo representante da Coordenação de Bens e Imóveis do Iphan, Mauricio Gulart, a reunião serviu também para orientar o gestor e os conselheiros, que compõem o Conselho Curador, sobre as novas medidas que deverão ser seguidas pelo órgão.
Utilizando recursos do audiovisual, Mauricio Gulart, explicou, a princípio sobre as benfeitorias realizadas pelo programa no município, fazendo um comparativo entre o antes e o depois da execução das obras. Um dos exemplos citados foram o Museu Histórico de Sergipe e a própria casa do Iphan, ambos restaurados pelo programa e entregues à comunidade.
O programa Monumenta, além de restaurar os bens públicos, também financiou para os moradores do centro histórico, quantias para que eles pudessem restaurar suas residências sem perder a característica original da edificação, pois mesmo sendo particular ela também compõem o acervo de patrimônios tombados pelo Iphan.
“Muitos moradores aderiram ao financiamento e tiveram seus imóveis restaurados, com isso não somente o dono da residência ganha, mas também a população sancristovense que usufrui de um conjunto arquitetônico em perfeito estado” completa.
Uma das formas de arrecadar recursos para a preservação do Patrimônio Cultural de São Cristóvão é através da restauração das moradias que fazem parte do centro histórico, pois todo valor emprestado ao morador quando retorna vai direto para o fundo de preservação do patrimônio, o que contribuem para a manutenção dos monumentos.
No segundo momento da reunião, o coordenador ressaltou a importância do conselho curador e explicou aos conselheiros o poder que o órgão tem e sua real função. Outro ponto abordado foi à questão da sustentabilidade financeira dos fundos, já que futuramente, quem administrará será a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Planejamento e Orçamento.
Segundo Mauricio, é necessário que o conselho avalie com precisão as prioridades da cidade, pois é através do conselho que o gestor, neste caso a Seplan, aplicará os recursos. “O conselho tem o poder de optar e esse poder deve ser levado em consideração para que o fundo arrecadado não seja investido em coisas que na determinada situação não é prioridade” explica.
O conselho curador é um grupo formado por representante das três esferas de governo - Federal, Estadual e Municipal, e da sociedade civil, definidos na Lei e no decreto que instituiu o fundo.

Monumenta




O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Ele atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Sua proposta é de agir de forma integrada em cada um desses locais, promovendo obras de restauração e recuperação dos bens tombados e edificações localizadas nas áreas de projeto. Além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação de agentes locais de cultura e turismo, promoção de atividades econômicas e programas educativos.



Texto e foto: Grazziele Santos