10 agosto 2011

PREFEITO DE SÃO CRISTÓVÃO ABRE CONFERÊNCIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO




“Orçamento Participativo é tão importante quanto o ato de eleger um candidato”. Foi com essas palavras que o Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, declarou aberta a Conferência Municipal do Orçamento Participativo Prioridades 2011/2012. Realizado na manhã desta quarta-feira, 10, no salão Sagrada Família, sede de São Cristóvão, o evento reuniu secretários, diretores , delegados eleitos durante as conferências regionais e demais interessados em contribuir com a administração pública.
De acordo com o Prefeito Alex Rocha, muitos moradores, ainda, ignoram a execução do O.P e desconhecem a importância dessa ferramente democrática e decisiva na elaboração do planejamento das ações municipais. “Eu fico triste por vê que muitas pessoas têm resistência e não participam. As, por outro lado, me sinto satisfeito quando vejo que ainda existem pessoas que se preocupam com o desenvolvimento do município” falou.
O Orçamento Participativo é a principal instrumento de planejamento da administração pública. Ativo desde o ano de 2009 na cidade Patrimônio da Humanidade, o O.P percorrei neste ano todas as oito macro regiões, promovendo debates entre as comunidades e a construção de uma cidade mais desenvolvida.
Segundo o secretário do Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto, a meta do O.P, não se limita em executar o planejamento para um grande número de participantes, mas em proporcionar oportunidade de participação ativa dos moradores na execução e administração dos serviços públicos.
“Não pensamos em momento algum encontrar centenas de populares dispostos a elogiar e criticar os serviços ofertados pela prefeitura. Nos propomos si
m, em escutar, mesmo que houvesse um morador, e levar suas sugestões adiante, de forma que os problemas sejam sanados e as reivindicações sejam atendidas conforme as condições do município” completa.
Após a fala do Prefeito, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre as leis que regem o município e sua importância, apresentada pelo gerente da CAT, Valmir Passos. Segundo o gerente se faz necessário que todos os cidadãos, em especial os delegados, representantes oficiais das comunidades, conheçam as leis, para que assim possa julgar e cobrar corretamente.
Esteve presente a secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; a secretária da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes; o secretário da Educação, Morgan Prado; o secretário da Agricultura, Vanderlan Correa; o Superintendente de Transporte e Trânsito, Wellington Alves; o Assessor de Comunicação, Pedro Rocha e o diretor da Semides, Márcio Siqueira.
Desfeita a mesa, os participantes puderam apreciar duas músicas interpretadas pelos alunos do projeto Jovens que Encantam, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.

Texto e foto: Grazziele Santos