30 agosto 2011

SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE TABAGISMO

Na manhã desta terça-feira, 30, médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde reuniram-se na Casa do Iphan para participar da capacitação promovida pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Ministrada pelo Coordenador Ambulatorial, Luciano Cunha, a capacitação teve como principal objetivo discutir os malefícios causados pelo uso do tabaco.
Instalado há cerca de um mês no município, o programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, "Deixando de Fumar sem Mistério", pretende facilitar o processo referente ao tratamento do tabagismo na rede SUS. Segundo o coordenador municipal, em São Cristóvão já existe um grupo que discute semanalmente os males do fumo.
“A princípio, o grupo funciona no Posto de Saúde Gov. Antonio C. Valadares, onde nós desenvolvemos atividades e palestras que mostram ao paciente a causas maléficas do uso do tabaco e também incentivamos os participantes a largarem de uma vez o vício” completa.
Alguns municípios sentem dificuldade em aplicar o programa na sua região, por resistência de muitos fumantes. Em São Cristóvão, de acordo com Luciano a situação é contrária, pois felizmente não houve a necessidade de mobilizar a população, que fez questão de procurar o posto de saúde e fazer sua inscrição. “Devido a grande procura nós tivemos que criar uma fila de espera, mas mesmo assim ainda é muito grande o número de pessoas que querem parar de fumar” explica.
Assim que o paciente nos procura ele passa por uma avaliação, para que o profissional verifique o histórico clinico atual, além de identificar o grau de dependência e motivação. Luciano ressalta que grande parte dos pacientes são motivados por alguém para deixar o fumo, mas esse incentivo também tem que partir dele.
“É comum escutarmos a pessoa que quer parar de fumar, falar que está parando por causa do filho, marido ou dos colegas de trabalho, que enchem se sentem incomodados pelo uso freqüente do cigarro. Se faz necessário que o próprio paciente tenha consciência do mal causado pelo tabaco e tenha força de vontade para vencer” disse.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80 mil pessoas morrem precocemente a cada ano no Brasil devido o uso do cigarro. O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer e 90% por câncer de pulmão. O grupo de terapia em combate ao tabaco terá duração de três meses, dando espaço a novos pacientes.
A proposta da secretaria da saúde é que o programa seja estendido para os demais postos de saúde do município.


Texto e foto: Grazziele Santos