03 agosto 2011

PREFEITO ALEX ROCHA PARTICIPA DE APRESENTAÇÃO DE INTERAÇÃO DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA


Com o intuito de estimular a sustentabilidade e a qualidade de vida dos novos moradores do condomínio Vila Real, localizado no conjunto Eduardo Gomes, o Prefeito Alex Rocha e a secretária da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira e o Diretor Administrativo, Márcio Siqueira, prestigiaram na manhã desta quarta-feira, 03, a apresentação do Plano de Interação do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho na Área de Serviços Múltiplos de Sergipe Ltda (Coopermult).
Apresentado pelas técnicas sociais da Coopermult, o plano de interação visa não somente estabelecer o bom convívio entre os contemplados, mas também promove a reflexão relacionada à Educação Patrimonial e a preservação do meio ambiente.
O condomínio Vila Real será o primeiro empreendimento entregue pela caixa econômica federal, em Sergipe, pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Em São Cristóvão, foram contemplados 369, sendo que 17 das moradias são casas, essas destinadas a pessoa portadora de deficiência.
Segundo Maria José Dória, técnica social, o projeto está dividido em duas etapas, onde a primeira consiste na contratação do projeto, este feito pela Caixa e a segunda em medidas sociais.
“Uma das questões que também abordaremos na execução do plano é a adimplência e permanência dos beneficiários dentro do imóvel” completa
Cerca de 96% dos beneficiários são mulheres, onde 85% das famílias sobrevivem com apenas um salário mínimo. “A maioria das mulheres contempladas são diaristas, o que nos orgulha muito, pois há tempos atrás a profissão nem era reconhecida” falou Maria José.
Todas as moradias possuem 2/4, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. Além das áreas coletivas, a exemplo da quadra de esportes, quiosque e parque infantil.
Oficinas, panfletos, jogos e atividades lúdicas, reuniões e muitas palestras fazem parte do cronograma do plano, que deve entrar em ação nos próximos dias.
“Nossa meta não é transformar as pessoas, mas sim prepará-los para conviver em harmonia com os novos vizinhos, pois a vida em condomínio exige muita cooperação, paciência e acima de tudo união” esclarece a técnica Ana Julia.
A meta para a entrega das moradias é para o final de setembro deste ano. O Prefeito Alex Rocha, fez questão de enaltecer que a escolha dos beneficiários no município de São Cristóvão, foi feita através do banco de dados do Bolsa Família, priorizando as pessoas mais carentes.

Texto e foto: Grazziele Santos