17 agosto 2011

COMDEC REPRESENTA SÃO CRISTÓVÃO EM COMISSÃO NACIONAL PARA AS MUDANÇAS NO SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL



Realizada nos dias 8 e 9 de agosto, a reunião da Comissão para as mudanças no sistema nacional de Defesa Civil ocorreu na Assembléia de Pernambuco, onde o prefeito de São Cristóvão esteve representado pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil, Luciano Silva Santos. De acordo com o coordenador, durante as explanações, foram tratados a inclusão de recursos específicos para a Defesa Civil, no orçamento; o incentivo aos prefeitos sobre a Defesa Civil; a implantação do Cartão Defesa Civil; a transformação das Comdec’s em Secretarias municipais e estaduais de Proteção Civil; e o Fórum Nacional, que acontecerá em Maceió-AL, no período de 20 a 25, cujas presenças do prefeito Alex Rocha, e do coordenador da Defesa Civil de São Cristóvão, Luciano Silva, estão agendadas.
“Na plenária, falamos sobre a realidade de São Cristóvão, onde, à frente de muitas prefeituras, existe um orçamento destinado à Comdec, o que conta com a sensibilidade do prefeito Alex Rocha”, disse o coordenador.
O representante do prefeito na assembléia explicou, também, que atualmente, de forma geral, as Comdec’s utilizam verbas que pertencem à pasta, onde estão anexadas, porém a criação de uma secretaria ou a destinação de recursos específicos para as Comdec’s proporcionará maior estrutura para órgão.
“Uma das mudanças propostas pela Comissão é o direcionamento dos recursos para as Comdec’s, sem que seja necessária a passagem pelo Estado, o que certamente aumentará a capacidade de atuação destes órgãos”, explicou Luciano.
Representando Sergipe, estiveram presentes na Comissão Nacional, o coordenador estadual em Defesa Civil, Major Mendes; o coordenador Executivo, Major Mateus; e o coordenador municipal de Defesa Civil de São Cristóvão, Luciano Silva Santos, que na foto, estão ao lado do coordenador da Comissão Nacional de Defesa Civil, Jorge Viana.

Texto: Yara Santos
Foto: Arquivo Pessoal