26 agosto 2011

PROJETO “MÚSICA NA IGREJA” LEVA LIRA SANCRISTOVENSE À IGREJA DO ROSÁRIO




O Projeto “Música na Igreja” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão, através da Direção de Arte e Cultura, levou a Lira Sancristovense João Batista Prado à Igreja do Rosário, onde o barroco da construção sincretizou-se com a modernidade dos sofejos, atraindo jovens, adultos e idosos daquela comunidade e demais visitantes.
Realizado às sextas-feiras, às 15h, a proposta tem levado a boa música orquestrada até os sancristovenses, que por sua vez aproveitam a oportunidade de ouvir composições consagradas e apreciam um dos maiores patrimônios culturais de São Cristóvão, a Lira Sancristovense.
Sob a batuta do maestro José Furtunato da Silva, sax, trompetes, flautas, cornetas, percussão foram protagonistas na execução de músicas internacionais, ritmos latino-americanos, românticas e pérolas da jovem guarda.
De igual competência e emoção, o regente auxiliar José Marcos de Andrade foi aplaudido mediante a execução de composições do gosto popular, revestidas de arranjos próprios.
Na plateia, adolescentes fascinados registravam o momento e a cada toque escolhiam um instrumento para aprender.
A Igreja de história rica de um povo humilde que construiu o Brasil, com seu Santo Benedito embalando o menino Jesus, acompanhado da imagem de Nossa Senhora Aparecida ganhou maior destaque na tarde desta sexta-feira, onde foi palco para a linguagem universal do sentimento, a música.
Na próxima sexta-feira, 02 de setembro, o Projeto “Música na Igreja” chega até à Igreja Matriz, onde apresentará os Canarinhos Mirins e a Orquestrinca, a partir das 15h.



Texto e foto: Yara Santos