05 agosto 2011

SEPLAN CONCLUI CICLO DE OFINAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO


Na manhã desta sexta-feira, 05, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) concluiu o Ciclo de Oficinas do Orçamento Participativo, realizadas no período de 01 a 05, nas oito regiões do município de São Cristóvão.
Hoje, foi a vez do conjunto Luiz Alves, onde representantes dos conjuntos Eduardo Gomes, Madre Paulina e Várzea Grande estiveram reunidos na Escola Municipal Raimundo Francisco dos Santos.
À frente da organização do ciclo, o secretário municipal de Planejamento, Paulo Roberto dos Santos, em companhia da equipe da Seplan e Ascom, iniciou a conversa dizendo que o orçamento serve para a gestão administrativa conheça as dificuldades rotineiras das comunidades. “Um dia, chegaremos ao ponto do Orçamento ser montado 100% baseado nas necessidades da população, pois o poder emana do povo”, disse o secretário.
Distribuído o material informativo a respeito da ferramenta democrática assegurada pela Constituição brasileira, o presidente da Associação de Moradores do conjunto Luís Alves (AMCLA), parabenizou a iniciativa do gestor e aproveitou para pontuar prioridades que ainda não foram atendidas pela administração. Vice-presidente da AMCLA, Silvério Palmeira, conhecido como ‘Cabo Palmeira’, militar e pedagogo, reconheceu a importância do exercício da cidadania, através do Orçamento participativo. “Nós temos muita fé acreditamos nas autoridades”, disse.
Iniciado os trabalhos de conferência das prioridades, cada representante das comunidades, presidentes de associações e sociedade civil organizada, identificaram solicitações que já foram atendidas pelo poder público municipal e aquelas que ainda são esperadas.
Os representantes do Luiz Alves solicitaram por transporte coletivo; ampliação da escola e implantação do ensino médio; melhoramento do acesso e pavimentação de ruas; instalação de uma biblioteca pública; creche; cursos profissionalizantes; reforma do campo de futebol; apoio aos drogados e alcoólicos; tratamento e reforma da caixa d’água da Deso; construção da escadaria; e implantação de um centro comercial.
No povoado Várzea Grande, foram priorizados a construção do posto de saúde com regularidade de atendimento médico; reforma da escola São Bento; regularização das visitas dos agentes de saúde; creche; transporte coletivo; instalação de um box policial; posto do Correios; e regularização da coleta de lixo.
No conjunto Eduardo Gomes, a ampliação do Cras; atuação efetiva da SMTT; fiscalização das áreas de acesso aos deficientes; reforma geral do campo de futebol do Renatão; combate à prostituição infantil com maior participação do Conselho Tutelar; coleta de entulho; reparo no aparelho de eletrocardiograma do PSF; cursos de pós-graduação; segurança; melhoria das escolas; construção de um Centro Social para a realização de cursos profissionalizantes, onde contará com a doação do terreno pela Associação de Moradores; reforma geral dos sanitários públicos e desocupação do barracão cultural em frente ao posto de saúde; proibição da instalação de parques dentro do centro comercial; cobertura do canal ao lado da Associação; revitalização da Subprefeitura; disponibilização de serviços da secretaria da Fazenda, na Subprefeitura; e reforma da quadra de esportes foram as solicitações para 2012.
No Madre Paulina, os representantes solicitaram a instalação da Farmácia Popular na Região; a pavimentação de ruas; transporte coletivo; posto de saúde; distribuição de medicamentos e ambulância 24Hs; visitas de agentes de saúde; ampliação das escolas da comunidade; cursos profissionalizantes; posto policial com rondas ostensivas; iluminação da parte de cima do Madre, popular ‘japonês’; saneamento básico e esgotamento sanitário; incentivo ao esporte; construção de um CAPS A e D; quadra de esportes e espaço de lazer; creche; limpeza das ruas e poda das árvores; e a reconstrução da Associação de Moradores.
O secretário de Planejamento divulgou o endereço eletrônico do Portal da Transparência, onde os cidadãos podem acompanhar os recursos que chegam até o município e como são investidos.
Os presentes elegeram doze delegados que participarão da Conferência Municipal do Orçamento Participativo, representando suas comunidades, no dia 10, no salão dos carmelitas, no Centro de São Cristóvão, a partir das 8h da manhã.
Ao final, o secretário Paulo Roberto agradeceu ao apoio da equipe e da Ascom, que realizou cobertura completa do ciclo, revelou que chega ao fim dessa primeira etapa como uma pessoa muito melhor, pois o trabalho junto à comunidade revela o que realmente é importante para viver com dignidade. “Vamos transformar a Secretaria de Planejamento num verdadeiro quartel das Associações dos moradores de São Cristóvão”, concluiu.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos