04 agosto 2011

BAILE ANOS 60 EMBALA TARDE DE GRUPO DA MELHOR IDADE





Foi ao som dos ritmos que embalaram os anos 60, que os componentes do grupo de vivência da melhor idade festejaram o Dia do Idoso, comemorado em 28 de julho. Realizado pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência e da Assistência Social (Cras) Gilson Prado Barreto a tarde foi festejada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Loreto, no conjunto Eduardo Gomes.
Vestidos a caráter, com direito a vestidos longos, muitos com estampas de bolinha, fitas de cabelo de todos os tipos e cores e até óculos escuros, os vovôs festejaram seu dia o som dos ritmos que marcaram a época dos anos 60, que foi comandado pela banda Som Maior. Para dar maios ênfase a comemoração o salão recebeu ornamentação especial, onde discos de vinil e cartazes com frases de parabenização foram espalhados por toda extensão do salão.
Prestigiando a festa, a secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Oliveira, falou que esse momento é de suma importância para os idosos, não somente pela comemoração do dia deles, mas principalmente pela ação enaltecer um momento de interação e lazer entre os colegas.
“Desde o início dos grupos de vivência dos idosos, nós sempre incentivamos a realização de atividades que enalteçam a descontração e acima de tudo que eleve a auto estima deles, pois eles são merecedores. Devemos nos espelhar nessas pessoas, que com muita bravura chegaram a melhor idade” completa a secretária.
Colocando em prática tudo o que é aprendido na aula do professor Marcos Roberto, os vovôs e vovós balançaram o esqueleto, como dizem os mais novos, e animaram até mesmo os que estavam mais recatados, a exemplo de Dona Zefinha Ferreira, que não resistiu ao ritmo e dançou mesmo sozinha. “No inicio eu estava meio quieta, mas depois me soltei e agora não quero parar de dançar” confessou.
Já a Vovó Rosina Menezes, não perdeu tempo e foi logo para o centro do salão mostrar o que ela sabe fazer de melhor, que é dançar. Rosina falou que não sai muito para bailes, mas nunca perde uma festa do grupo, pois aqui ela se sente muito feliz.
Segundo o professor, à tarde de lazer faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas pelo Cras, onde além dos momentos de lazer inclui palestras educativas, atividades lúdicas e exercícios que auxiliam no controle da respiração e no incentivo à prática de atividades físicas.
Além da música, muitas guloseimas foram preparadas especialmente para os idosos. De acordo com a coordenadora do Cras Gilson Prado, Slaine Dória, sucos variados, bolos, biscoitos e muitas frutas foram oferecidos ao grupo, para que eles estivessem sempre bem nutridos e hidratados.
“Para relembrar a culinária dos anos 60, a equipe do Cras preparou um ponche , feito com suco de uva e muitas frutas. Eles amaram e se sentiram mesmo numa festa dos anos 60” disse a coordenadora.
Toda a equipe do Cras esteve presente, além da Coordenadora do Peti, Sandra Lima e do Diretor Administrativo da Semides, Márcio Siqueira.

Texto e foto: Grazziele Santos