04 agosto 2011

5° PLENÁRIA É REALIZADA NA ESCOLA LOURIVAL BATISTA




Estimular as pessoas a exercer seus direitos enquanto cidadão. Foram essas as palavras, que o secretário Paulo Roberto abriu na manhã desta quinta-feira, 04, a 5° plenária do Orçamento Participativo 2011/2012, realizada na Escola Municipal Dr. Lourival Batista. Promovida pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria do Planejamento e do Orçamento a plenária reuniu profissionais liberais e muitos servidores públicos, abordando diversos assuntos de grande relevância as melhorias da V macro região.
Como num bate papo os moradores puderam expor suas opiniões e relatar suas dificuldades, tentando sempre, junto com a equipe da Seplan, chegar a um denominador comum, que beneficiasse a todos. De acordo com o secretário esse é o momento certo para que cada um possa falar o que sente, assim a administração pública conseguirá atender aos pedidos e as necessidades da população.
Entre os assuntos abordados, as dificuldades enfrentadas pelos usuários na obtenção dos serviços da rede pública municipal da saúde, ganhou destaque. Segundo Patricia Evangelista, agente de saúde, é necessário que cada comunidade tenha pelo menos uma pequena unidade de saúde, mesmo que seja para serviços básicos, pois isso facilitaria não somente as pessoas que usufruem do serviço, como também os profissionais.
Além da saúde, melhorias nas estradas e no trânsito foram apontadas pelos participantes, que ressaltaram sobre os perigos nas proximidades de escolas e cruzamento de vias na região.Todas as reivindicações foram anotadas pela equipe da Seplan, onde serão discutidas e avaliadas pelos delegados escolhidos no próximo dia 10, durante a Conferência Municipal do Orçamento Participativo.
Participaram da reunião os moradores dos loteamentos Jupiá, Alto do Cristo e São João, e dos povoados Umbaubá, Cabrita e Camboatá.

Texto e foto: Grazziele Santos