17 agosto 2011

LIRA SANCRISTOVENSE PARTICIPA DO PROJETO PALCO ABERTO





Ao meio dia desta quarta-feira, 17, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a Lira Sancristovense tocou para dar início à semana do folclore, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no projeto Palco Aberto. As apresentações ocorrem no espaço do Restaurante da UFS.
Sob a regência do maestro José Furtunato da Silva, e do regente auxiliar, José Marcos de Andrade, a Associação Filarmônica Lira Sancristovense apresentou um repertório que chamou a atenção dos estudantes da UFS.
A primeira parte foi composta por composições como Aquarela do Brasil; Nordeste baião e Zabumba; Deus te Proteja; New York New York; e Sozinho, levando a plateia a bailar e aplaudir as execuções.
O Projeto é uma iniciativa da Coordenação de Promoção Cultural e Esportiva da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que tem à frente o professor Mário Resende, e nesta tarde, foi apresentado pelo coordenador Marcos Monteiro. “este é um espaço para quem tem talento e quer mostrar”, disse.
Ao microfone, o coordenador elogiou a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, na figura do prefeito Alex Rocha, pelo incentivo à cultura, e estendeu-se até a professora Aglaé Fontes, que está secretária Municipal de Cultura e Turismo, pela manutenção. O apresentador anunciou, também, que na próxima terça-feira, 23 de agosto, o Palco Aberto receberá a apresentação de um grupo folclórico de São Cristóvão.
“São Cristóvão tem um potencial enorme, sempre incentivamos os nossos estudantes a conhecer a cultura local, por isso a universidade põe-se à disposição do município para divulgar os eventos”, afirmou Mário.
Numa dobradinha entre o maestro e o regente auxiliar, a Filarmônica apresentou um repertório para a segunda parte repleto de composições dos anos 60, executando Um estranho no paraíso; Lua e Flor; e Ibiza Dance, que, diante da sincronia entre instrumentos de sopro e a percussão, arrancou aplausos e o desejo de retorno, dos estudantes e funcionários.

Texto e foto: Yara Santos