08 agosto 2011

ALUNOS SANCRISTOVENSES SÃO CONTEMPLADOS COM PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O município de São Cristóvão foi um dos escolhidos para executar o Programa Federal Mais Educação, que promoverá aula em período integral para os alunos da escola pública municipal. Em São Cristóvão, nove escolas serão contempladas, entre elas a EMEF Rute Duce, Lourival Batista e a Raimundo Francisco, localizada no conjunto Luiz Alves.
De acordo com o secretário da Educação, Morgan Prado, o programa promoverá o aprendizado contínuo. “Esse programa contemplará os alunos que se encontram em situação de risco, com ele nós evitaremos os problemas de ociosidade nos jovens”. Cerca de 150 alunos, de cada unidade escolar, participarão do programa, que promoverá diversas oficinas, a exemplo de música, recreação e informática.
Em Sergipe, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, que realizará na próxima quarta-feira, 10, o I Encontro do Programa Mais Educação, no Centro de Convenções de Aracaju, com a presença da professora Jaqueline Moll, coordenadora nacional do Mais Educação e diretora de direitos humanos, cidadania e concepções curriculares do MEC.

Programa



O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta era atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.



Texto: Grazziele Santos