04 agosto 2011

SEPLAN LEVA PLENÁRIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ATÉ O POVOADO CHICA






O Ciclo de Oficinas do Orçamento Participativo, promovido pela Secretaria de Planejamento e Orçamento de São Cristóvão, chegou até o Povoado Chica, onde foi reunida a população das localidades do entorno, conhecidas as prioridades e eleitos os delegados que participarão da Conferência do Orçamento. Reunidos na Associação de Moradores do Povoado Chica, participaram da plenária da tarde de ontem (03), representantes do Alto da Colina, Loteamento Lauro Rocha, Povoado Pedreiras, Tinharé, Ilha Grande, Caípe Velho e Novo, e Candeal, além de estudantes. Após a apresentação do secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto dos Santos, sobre a importância da participação popular para a construção do orçamento 2012, a ser apresentado à administração municipal, garantindo assim o exercício pleno da democracia, os presentes revelaram as dificuldades que enfrentam no cotidiano e que devem ser priorizadas. O secretário enfatizou que o O.P. é uma peça legal que precisa da participação popular, pois toda gestão é pautada no planejamento e priorização são demandadas das comunidades, que devem lutar pelos serviços. “O nosso alvo tem sido as crianças, que devem participar das ações de governo para que tenhamos um futuro melhor”, falou o secretário.
Na Chica, foram reconhecidos os serviços solicitados e atendidos pela administração pública municipal e conhecidas os pontos que a população prioriza: transporte escolar para o retorno dos estudantes ao meio-dia e à noite; instalação dos computadores;construção de abrigos de ônibus em frente à escola; ajuste no horário do transporte público coletivo; e a escadaria da ladeira do meio ( Rua Luiz Gonzaga). No Loteamento Lauro Rocha, os presentes à plenária priorizam a construção de uma creche na comunidade; ampliação de escolas (Colina e Loteamento); cursos profissionalizantes; combate à fome; reparo da ponte do campo; construção da ponte da Rua Mauro Borges à Rua T; instalação de um posto do Correios; instalação de iluminação pública no Povoado Besta e programa Casulo; saneamento básico; instalação de telefone público na escola; construção da ponte que dá acesso à fábrica de água mineral e a pavimentação da via pública.
No Tinharé, a reconstrução da escola do povoado; um vigilante; a pavimentação das linhas de rodagem; a construção de abrigos de ônibus; melhoria do horário dos transportes; incentivo à pesca; e agentes de saúde são prioridades. Na Ilha Grande, a população votou pelas condições de funcionamento da Escola Municipal ( energia água); implantação de uma unidade de saúde; instalação dos poços artesianos; instalação de iluminação pública; e a erradicação das casas de taipa. Ao todo, foram eleitos 6 delegados para a participação na Conferência, que será realizada no dia 10, dentre eles os líderes Capitão Batista, o presidente da Associação dos Moradores da Chica, Jenivaldo Teixeira da Silva; e Rafael Santos Oliveira Araújo.
O secretário de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto, informou que no dia 10, será assinado um convênio entre o SENAC e a Prefeitura Municipal de São Cristóvão e levando em conta a vocação daquela comunidade, revelou que pleiteará curso de beneficiamento de catados e a instalação de uma cooperativa. O ciclo de plenárias do Orçamento Participativo segue até a sexta-feira, 05.

Texto e foto: Yara Santos