23 agosto 2011

SALA DOS SABERES E FAZERES ABRE EXPOSIÇÃO "OI RODA PIÃO"

“Oi roda pião”! Este é o nome da exposição que está à mostra na Sala dos Saberes e Fazeres, localizada no térreo do prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão, onde bonecos e bonecas trazem brincadeiras antigas que relembram a infância.
Caracterizados como meninos e meninas, vestidos com roupas coloridas de uma infância inocente e repleta de valores, cada um apresenta uma brincadeira deste período.
O menino traz o carrinho de madeira, cuja brincadeira consiste em juntar prego, madeira e lata, armar o caminhão e depois, colocar a rodinha.
A menina traz a corda, e sugere que uma criança segure em um lado da corda e outra, na segunda parte. Aí, as duas dão um impulso na corda, que fica batendo no ritmo sem parar. Então, uma terceira vai pular. O ritmo vai mudando para ver quem pula até o mais ligeiro, que é o foguinho.
No telefone sem fio, a representação do aparelho que à época, nem todos podiam adquirir, consiste em pegar duas latinhas e um cordão bem comprido, prendendo-as e esticando-as. Cada criança segura uma das latas para falar e a outra, ouve, alternadamente.
O mês do folclore é o momento mais propício de rever as lembranças e passar adiante o patrimônio imaterial para manter vivas as histórias, culturas e demais riquezas resultantes da diversidade de cada família, grupo, comunidade e nação.
A Sala onde está a exposição permanece aberta à visitação, das 09h às 13h.

Texto: Yara Santos