31 agosto 2011

EQUIPE DA SEMIDES APRESENTA RESULTADOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO CRISTÓVÃO










Atendendo ao requerimento feito pelo vereador Moacir Cruz, o ‘Bila’, as equipes dos programas da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social (Semides) apresentaram os serviços oferecidos pela rede de proteção de São Cristóvão, em sessão realizada na última terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Vereadores de São Cristóvão.
Aberta pelo presidente da Câmara, Paulo Roberto de Santana, a sessão foi assistida pelos vereadores Moacir Cruz; Irmão Gibson; Carlos Vilão; Chagas; Tony da Academia; Michael Almeida; Jorge Lisboa; e populares, dentre os quais jornalistas e estudantes.
Em seguida, convidada, a secretária Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, agradeceu pela oportunidade promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de apresentar as atividades desenvolvidas pelo órgão.
Vereadores de situação e oposição assistiram à exposição de material visual contendo resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Semides, através do Cras, Creas, Peti e Projovem.
Após a fala da secretária, elogiada pelos vereadores por ter atendido a convocação da Câmara, foi a vez da coordenadora do Cras do conjunto Eduardo Gomes, Slaine Dória, e do representante do Cras da sede, o assistente social, Felipe Pereira Resende, apresentarem os serviços ofertados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde esclareceram dúvidas sobre o público assistido e a finalidade da assistência prestada através dos centros, além das áreas abrangidas por cada unidade e o contato de cada uma delas.
Finalizada a participação dos representantes dos Cras, foi a vez da coordenadora do Projovem Adolescente, Alexandra da Silva Nascimento, se pronunciar a respeito do trabalho desenvolvido pelo órgão. A fala criou a oportunidade de definir os objetivos e o público ao qual são destinadas as atenções do programa.
Concluída a sua apresentação, a sessão seguiu com a coordenadora do Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Sandra Regina Lima Rozendo, que aproveitou o momento para mostrar os resultados dos trabalhos desenvolvidos com as crianças, definindo a idade em que elas são atendidas e a situação que possibilita a vulnerabilidade, termo freqüente na destinação dos trabalhos desenvolvidos, já que na nomenclatura atual, substitui o ‘carente’.
Além das crianças e adolescentes usuários do sistema Peti, com unidade em distribuída em diversos povoados do município, com destaque para o Recreio dos Passarinhos, onde recentemente foi inaugurada mais uma unidade, a coordenação enfatizou que também são assistidas as mães, através dos trabalhos com as datas, a exemplo do dia das mães, quando o público citado foi homenageado pelos filhos, por meio de atividades desenvolvidas com os educadores e oficineiros, resultando na melhoria da auto-estima e fortalecimento dos vínculos familiares.
A coordenadora pontuou a parceria com o Conselho Tutelar, com o qual faz parceria, pois não só a criança em trabalho infantil é atendida, mas em situação de vulnerabilidade, é automaticamente encaminhada para o Peti e, a partir daí, encaminhada para os demais programas, observando idade, família e necessidades.
Ao final das apresentações, foi a vez da assistente Social do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Rafaela Ramos, apresentar os serviços oferecidos pela unidade, localizada na sede do município, onde atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ao final das exposições, os vereadores pleitearam a palavra e pontuaram questões acerca das apresentações. O vereador ‘Bila’ parabenizou a secretária Carolina Pereira, a organização e a seleção das atividades desenvolvidas para serem expostas no material visual e apresentadas durante a sessão, além de agradecer pela aceitação do convite.
O vereador Carlos Vilão, satisfeito com a teoria apresentada pela equipe, solicitou que pudesse visitar as unidades, onde os serviços são desenvolvidos, o que de imediato foi acatado pela secretária e, em seguida, organizado pelo vereador Gibson, que propôs a formação de uma comissão para visitar os projetos, devidamente aprovado pela gestora.
Um dos pontos levantados, também, foi a distribuição do material de construção, cujo questionamento do Carlos Vilão oportunizou o esclarecimento do trabalho desenvolvido pela Semides em parceria com a Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), que cadastrou as vítimas das chuvas, cujas casas foram destruídas e, agora, estão recebendo o material para a construção de suas casas.
O vereador Tony da Academia utilizou a palavra para agradecer por mais um requerimento atendido pela Semides, que instalou uma sede do Cras próxima ao Grande Rosa Elze, facilitando o atendimento àquela comunidade.
Finalizadas as questões e suas respectivas respostas, a equipe da Semidesque se apresentou na noite de ontem foi aplaudida e o trabalho desenvolvido pelo município, através de cada um dos órgãos, reconhecido pela oposição e situação.
No final, ao lado da secretária Carolina Pereira, o vereador Moacir Cruz, o ‘Bila’, revelou que, exímio conhecedor dos programas sociais municipais, fez o requerimento devido aos questionamentos da oposição sobre a existência e eficácia dos serviços oferecidos pela rede de proteção do município. E, após as apresentações, os aplausos revelaram a satisfação de todos quanto ao objetivo da sessão.

Texto e foto: Yara Santos