29 agosto 2011

CREAS CAPACITA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Reunidos no antigo prédio da ouvidoria de Sergipe, profissionais da saúde de São Cristóvão participaram nesta manhã, 29, de uma capacitação, que objetivou orientar médicos e enfermeiros quanto aos possíveis casos de abuso contra crianças e adolescentes.
Promovido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a capacitação focou o Sistema de aviso legal por violência, exploração ou maus tratos contra a criança e o adolescente (Salve). Implantado pela Secretaria de Estado da Educação, o sistema que vem sendo aplicado há cerca de dois anos no município de São Cristóvão integra as principais redes, são elas: a educação, saúde e a assistência social.
A palestra proferida pela coordenadora do Creas, Ana Angélica, além de esclarecedora, pois explicou com bastante precisão o que é a violência e sua variedade, serviu também como incentivo para os profissionais, que muitas vezes temem em denunciar o caso, por causa de represália.
Segundo a coordenadora há vários tipos de maus tratos e os profissionais em saúde devem identificá-los e imediatamente entrar em contato com os órgãos responsáveis para que tomem as medidas cabíveis. “Nossa intenção aqui não é prejudicar ninguém, mas sim esclarecer e defender os direitos daqueles que muitas vezes não tem condição alguma de procurar seus direitos, e por pressão psicológica continuam sofrendo calados” explica Ana.
O município de São Cristóvão conta com o Creas e mais dois conselhos tutelares, que fiscalizam e acompanham os casos de abuso e negligência contra menores. A partir de hoje a comunidade também poderá contar com a coordenação de saúde da criança, que trabalhará em conjunto com o Creas e os conselhos para sanar os casos de violência detectados pelos profissionais.
Ana Angélica finalizou a capacitação explicando que todo e qualquer cidadão, em caso de certeza ou mesmo suspeita de abandono ou violência, pode denunciar através do número 100. “Não é preciso se identificar, assim a pessoa pode fazer sua parte sem receios” completa.

Texto e foto: Grazziele Santos