30 novembro 2010

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO RECUPERA CEMITÉRIOS DA CIDADE

Após anos de descaso e abandono sofridos pelas famílias que têm os corpos de seus parentes enterrados nos cemitérios da cidade, cobertos por mato e sem coveiros, além da clandestinidade de alguns, durante as administrações anteriores, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão (PMSC), através da Secretaria da Infraestrutura, por meio da atuação da Coordenadoria dos Cemitérios Públicos Municipais, trouxe cidadania às famílias.
A gestão promoveu a limpeza dos cemitérios, a contratação de coveiros e o cadastramento das famílias, o que impede a venda de túmulos que ocorria anteriormente, e promove um pouco de conforto às famílias nessa hora de dor.
“Antes da atual administração, os 20 cemitérios de São Cristóvão eram cobertos por mato, abandonados, sem coveiros, além de alguns que funcionavam na clandestinidade, como os dos povoados Timbó I e II, Nova Conquista, Cajueiro, Feijão, onde os corpos eram enterrados em propriedades privadas. Mas a PMSC já enviou um ofício ao Exército para que essas comunidades tenham cemitérios, onde possam sepultar os corpos de seus familiares, e aguarda resposta”, informou o coordenador de espaço público de São Cristóvão, Valmir Silveira.
Os cemitérios não estão mais abandonados, a limpeza é feita regularmente, a exemplo dos povoados Rita Cecete, Cabrita, Colônia Miranda, Centro da Cidade (dois), Alto do Bernardo, onde já foram implementados coveiros. Já os cemitérios dos povoados Tinharé, Caípe Novo e Velho, Aningas, Cardoso, Aldeia e Alto de Itabaiana estão sendo limpos e aguardam os respectivos coveiros.
“A própria população elaborou um manifesto de necessidade de organização dos túmulos e aprovou o modelo de cadastro apresentado pela coordenadoria. Hoje, a previsão é de 5 mil pessoas, sendo cerca de 70 famílias cadastradas diariamente, por livre e espontânea vontade”, completou o coordenador.
No dia de finados, 02 de novembro, as famílias puderam velar os seus parentes e amigos falecidos em ambiente limpo, com a concessão de água, velas e fósforo, além da chuva de pétalas de rosas, através de helicóptero, feita pela prefeitura em parceria com a OSAF.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos