24 novembro 2010

LANÇADO 16 DIAS DE ATIVISMO EM SÃO CRISTÓVÃO

Lançado na noite de ontem, 23, em meio a uma sessão especial realizada na sede do poder legislativo de São Cristóvão, a programação para os 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher. O convite foi formalizado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Roberto de Santana, conhecido como Paulinho dos Correios.
Durante 30 minutos representantes da Prefeitura Municipal de São Cristóvão puderam apresentar o crescimento da participação feminina em diversas áreas, bem como a política, empresarial e a da formação escolar. Além da apresentação dos programas municipais desenvolvidos especialmente para a mulher, a exemplo da coordenação da “Saúde para Mulher”, monitorados pela secretaria municipal da saúde e do Conselho da Mulher.
Michele Sally, coordenadora responsável pelo programa explica que é necessário criar programas específicos para as mulheres em todas as áreas, pois o aumento do público é grande. “Em São Cristóvão, nós já desenvolvemos programas e ações que são destinadas apenas as mulheres, mensalmente fazemos mutirões onde disponibilizamos à população exames de lâmina, palestras voltadas a saúde feminina, além do acompanhamento do pré-natal e puerpério, feito gratuitamente em todas as unidades de saúde.
A participação efetiva das mulheres vem aumentando expressivamente em nosso país. Aos poucos a mulher deixou de ser apenas dona de casa e passou a ter um papel importante na sociedade, onde assumiu cargos de relevância, a exemplo do judiciário e a política. “Prova maior desse crescimento é a ultima eleição para presidente da republica, onde os brasileiros elegeram uma a primeira mulher presidente do país” falou Nélia Alves, secretária de Planejamento e Orçamento.
A secretária explicou ainda, que especificamente na política a uma grande exigência quanto a formação da mulher. Segundo Nélia não exigem do homem grandes formação de escolaridade, mas da mulher sim. “Para eleger Dilma Roussef foi preciso que o eleitor soubesse que ela é formada em economia e já ocupou grandes cargos, como o de ministra e chefe da casa civil. Já no caso do deputado federal Tiririca, foi preciso apenas que ele falasse besteira e assinasse o nome completo” completa.

Combate a violência

Dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela fundação Perseu Abramo mostram que o número de casos de agressão contra a mulher é gritante. A pesquisa revela que 11% das mulheres com idade de 15 anos já sofreram algum tipo de agressão.
Infelizmente nenhum dos dados coletados são considerados reais, pois a maioria das agredidas não prestam queixa, e as que concretizam a denúncia muitas vezes retornam à delegacia para retirar a mesma. Michele disse que a violência contra a mulher não está limitada apenas a agressão física. Existem outros tipos de violência como, por exemplo, a verbal, sexual e a psicológica.
“As pessoas ainda acham que a violência só é sofrida quando a mulher é espancada ou estuprada. O fato de ofender também é considerado uma violência” alerta.
Em São Cristóvão o número de mulheres casadas infectadas com o vírus HIV/AIDS vem aumentando absurdamente. “As mulheres confiam em seus parceiros e não utilizam preservativo, o que nos leva a uma violência sexual. Pois o parceiro mantém relações sexuais fora do casamento e acaba por infectar propositalmente ou não sua parceira” esclarece.
Como forma de alertar o público feminino a campanha contra a violência seguirá até o mês de dezembro, especificamente dia 10. Nesse período a mobilização será feita através de palestras, caminhadas, debates e ações demais ações voltadas ao público feminino.

Data: 25/11
Horário: 8h
Evento: Marcha das Mulheres
Local: Praça da Bandeira na Av. Barão de Maruim
Obs: Haverá ônibus gratuito saindo da sede do Sindicato Rural de São Cristóvão.
Data: 29/11 a 03/12
Horário: 15h
Evento: Lançamento da Cartilha em quadrinhos da lei Maria da Penha e Ciclo de Palestras nas Escolas da Rede Municipal
Locais: EMEF. José de Alencar Cardoso- (Pov. Arame) – 29/11
EMEF. São Cristóvão- (Centro Histórico)- 30/12
EMEF. Araceles – (Alto da Divinéa) – 01/12
EMEF. João Francisco de Andrade –(Loteamento Lauro Rocha) – 02/12
EMEF. Ruth Dulce de Almeida- (Jardim Universitário) -03/12


Data: de 29 e 30/11
Horário: 8h
Evento: Semana Nacional de Combate ao câncer e Dia Mundial da Luta contra a AIDS
Locais:Posto de Saúde Maria de Lourdes Cruz-(Pov. Rita Cacete)
Posto de Saúde José Raimundo Aragão-(Alto da Divinéa)
Posto de Saúde do Pov. Várzea Grande
Posto de Saúde Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)
Posto de Saúde José Conrado de Araújo( Rosa Elze)


Data: 09/12
Horário: 15h
Evento: Conversa com as Marias
Local: Biblioteca Pública Municipal (Praça São Francisco)

Data: 10/12
Horário: 15h
Evento: Violência contra a Mulher
Lei Maria da Penha
Local: Escola Estadual Pe. Gaspar Lourenço


Texto e foto: Grazziele Santos