04 novembro 2010

ESTADO E MUNICÍPIO A FAVOR DA VIDA E CONTRA O CRACK

Desde o mês de junho, o Gabinete da Primeira Dama do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), sob a coordenação técnica do Departamento de Educação (DED), está mobilizando das escolas estaduais com o Concurso Artístico e Cultural intitulado "A EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA E CONTRA O CRACK".
Na manhã desta quinta-feira, 05, o convite foi estendido à rede municipal de ensino das 75 cidades sergipanas, que se fizeram presentes através de seus representantes. O município de São Cristóvão foi representado pela coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Creas), Ana Angélica dos Santos Costa e pela diretora pedagógica da Secretaria da Educação, Suzi Mara de Oliveira Souza.
A reunião foi realizada no auditório do Palácio dos Despachos, localizado na capital, onde a diretora do departamento de educação da SEED, Maria Izabel Silva, explicou o objetivo do projeto.
“Através da realização de uma gincana e de concurso artístico, o aluno do 4º ao 9º ano pode produzir qualquer coisa sobre como o uso de drogas influência a trajetória de cada um. Para isso, o professor e o aluno precisarão pesquisar juntos, o que resultará na apresentação da visão da escola e do aluno sobre o problema”, informou.
Ampliando o envolvimento das escolas, a equipe organizadora pretende levar à reflexão e mudança de atitudes na comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários), no sentido de aumentar o conhecimento sobre o tema, discutir as causas e consequências do consumo de drogas de alta periculosidade, contribuindo para o desenvolvimento da práxis pedagógica como lócus privilegiado do processo de prevenção.
Para a coordenadora do creas, Ana Angélica, a provocação é de extrema importância para o município de São Cristóvão, “até mesmo pelo elevado número de usuários de drogas, o que engloba, além de adultos, crianças e adolescentes. A gincana e o concurso motivam os adolescentes a usar a criatividade acerca do tema e oportuniza a competição com estudantes de outros municípios”, otimizou.
A secretária adjunta de educação de São Cristóvão, Daniela Melo, revelou seu olhar positivo sobre a proposta de envolver escolas das redes estadual e municipal. “Envolve os alunos numa atividade recreativa, fazendo com que tenham consciência sobre as conseqüências do uso de drogas, além de estimular uma competição saudável, com a oferta de prêmios diversos”.
As inscrições poderão ser realizadas ate o dia 19 deste mês, na secretaria de cada escola, caso seja necessário, a direção da escola deve entrar em contato com o departamento organizador da proposta para estender o prazo de inscrição. Mais informações no endereço www.seed.se.gov.br, através dos links Educação Contra o Crack a Favor da Vida, ou mesmo nos portais do aluno ou do professor.
Cada escola receberá cartazes e folders explicativos e nos endereços acima, podem ser acessados os regulamentos referentes ao concurso artístico e cultural educação a Favor da Vida e Contra o Crack.

Dúvidas
Caso os professores necessitem de indicações bibliográficas sobre o tema a SEED está disponibilizando atendimento pelo telefone (79) 3179-8877ou (79) 3179-8895 ou pelo e-mail hortencia.oliveira1@seed.se.gov.br ou mariaizabel.silva@seed.se.gov.br.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos