10 novembro 2010

SÃO CRISTÓVÃO ADERE AGRICULTURA FAMILIAR

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi pioneira no estado, referente à adoção da Lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para alimentação escolar.
a compra de produtos da agricultura familiar, garantem assim, a qualidade da alimentação escolar, ‘merenda’, dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas.
A implementação dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar foi iniciada esse ano, tornando mais saudável o cardápio da merenda de 45 instituições (escolas, associações e creches).
Até o momento, os agricultores registrados do município de São Cristóvão fornecem os produtos de hortifruti, enquanto os demais gêneros são fornecidos por cooperativas de municípios vizinhos, a exemplo de Moita Bonita e Indiaroba, que possibilitam a associação de agricultores, especificando, no contrato, os itens e a quantidade pelos quais devem ficar responsáveis.

Adesão
A lei nº 11.947/2009 possibilita a aquisição dos itens da agricultura familiar dos municípios vizinhos, caso não haja diversidade no município contratante. Para fornecer os itens, os agricultores do município devem buscar informações no órgão da Embrapa local, se cadastrar e participar das chamadas públicas, realizadas duas vezes ao ano.
Os itens são enviados num período que varia de 15 a 20 dias, diretamente à Casa da Merenda, onde a coordenadora, Eliane Santos, e uma equipe sob sua orientação, pesam carnes e verduras, que serão distribuídas para 100% da rede de ensino de São Cristóvão. “A distribuição é feita através do fornecedor, no caso da pronta-entrega, e da Casa da Merenda, onde pesamos e separamos os produtos de acordo com o quantitativo e o caminhão entrega nas escolas, separadas por zona”, explicou.
Eliane Santos segue as planilhas de distribuição de gêneros, através dos quais a nutricionista da SEMED, Andréa Magalhães, compõe cardápios nutritivos, criativos e específicos para o público do ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos (EJA), e as creches.

Cardápio
Os produtos da agricultura familiar estão presentes na alimentação escolar, por meio de um cardápio flexível, sugerindo combinações nutritivas de segundas às sextas-feiras.
“Duas vezes por semana, o cardápio apresenta opções de frutas. Também sugerimos sarolho, mal-casado, mungunzá. As refeições têm um percentual mínimo de 15% de calorias, podendo chegar a 30%, a depender das atividades”, informou a nutricionista.
Andréa Magalhães criou um cardápio flexível, levando em conta a realidade econômica e cultural do município, pois o tradicional beiju já foi um dos itens da alimentação escolar.
Capacitação
A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Andréa Magalhães, se prepara para realizar a capacitação das merendeiras, profissionais responsáveis pelo preparo dos alimentos, seguindo o cardápio e utilizando a criatividade. “Abordaremos noções de higiene, armazenamento, microbiologia, conservação e segurança”, disse.
O curso deve ter início durante o recesso do ano letivo, no período entre 2010 e 2011.

Foto e texto: Yara Santos
Foto ilustrativa: Internet