19 novembro 2010

INAUGURADA IGREJA MAIS ANTIGA DE SERGIPE

Reaberta na noite de ontem, 18, a igreja mais antiga do estado de Sergipe. Fechada por um período de dois anos e quarto meses para obra de restauração, a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, que fez em setembro deste ano 402 anos,foi contemplada com a obra de restauração pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura (Pronac nº072617).
Orçada em cerca de 1.5 Milhão de reais, a obra foi executada através do Instituto de Preservação e Patrimônio (IPHAN), patrocinada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS) por intermédio da Sociedade Preservação do Saber, e teve início em julho de 2008, mas devido ao péssimo estado de conservação se estendeu aos 27 meses. Durante esse período a igreja ficou fechada para celebrações litúrgicas e visitações.
Colocação de forro, restauração de imagens, pinturas, restauração do teto, imunização, pavimentação e alvenaria foram alguns dos trabalhos executados. Além disso, a paróquia recebeu sistema de segurança, a exemplo ide cerca elétrica, câmera e alarmes, tudo isso para preservar a obra secular de ações de vândalos.
A solenidade de entrega e reabertura da igreja aconteceu antes da missa. Emocionada a superintendente do Iphan em Sergipe, Terezinha Oliva, justificou a ausência do Presidente da instituição, Luiz Fernando de Almeida, e falou da importância do patrimônio, que está sendo entregue à comunidade. Segundo Terezinha, a igreja Matriz foi um elemento definidor do espaço urbano em São Cristóvão, para tanto é necessário que a população, não somente a sancristovense, mas também de todo o estado a preserve.
“A preservação de um patrimônio exige amor e zelo. É necessário que a população preserve, mantenha viva a história para que as gerações futuras possam ter acesso ao patrimônio assim como nós” completa.
O Pároco da cidade, Bernardino de Santana, que agradeceu ao empenho de todo os envolvidos na viabilidade e execução da obra. O pároco falou que a Igreja Matriz é um ponto de referência e fé, e que toda a sua beleza deve ser preservada por todos. O descerramento da faixa foi feito pela engenheira responsável pela restauração, Mônica Esteves, pela Superintendente do Iphan, Terezinha Oliva e pela Presidente da Sociedade Preservação do Saber, Arabela Rolemberg.
Acompanhado pela equipe de secretários, o Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha fez questão de prestigiar a solenidade de entrega. Além do Prefeito, estiveram presentes vereadores municipais, o Deputado Wanderlê Correia e representando o Governador, o secretário da Sub-Pac, Luiz Alberto. Após a solenidade de entrega, a igreja foi inaugurada com uma missa solene, esta presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Henrique Soares da Costa, Bispo auxiliar de Aracaju.

Patrimônio nacional
Construída no século XVII, a igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória foi por várias vezes ponto de socorro para fiéis e o poder público. Tombada em 20 de março de 1943, como bem de valor histórico e artístico, a igreja Matriz teve sua restauração feita por mãos sancristovense.
Como estimulo a preservação do patrimônio, grande parte da mão-de-obra contratada foi da própria comunidade, que junto com os técnicos e engenheiros responsáveis pela execução da obra, aprenderam a cuidar e a valorizar o bem cultural.

Texto e foto: Grazziele Santos