19 novembro 2010

GINA FRANCO PROMOVE I FEIRA DOS MUNICÍPIOS

Objetivando incentivar a cooperação e o trabalho em grupo, que a EMEF Gina Franco promoveu nessa manhã, 19, a I Feira dos Municípios da unidade escolar. Realizada através do empenho dos alunos, professores e demais profissionais, a feira explorou a historicidade de oito municípios sergipanos, que foram escolhidos através de sorteio.
Temas como agricultura, comidas típicas, cultura, política e economia foram abordados pelos alunos, que por meio da montagem de estandes compostos por cartazes, culinária, vestimentas e panfletos ilustrativos contaram aos visitantes a história de cada cidade.
Satisfeitas com o desempenho dos alunos, as professoras, Efigênia Simões e Luciene Santos, do 2º B e C, respectivamente, falaram que toda a produção exposta é da responsabilidade dos pequenos, que durante um mês desenvolveram sob orientação das educadoras o trabalho de pesquisa sobre a cidade de Estância.
“Por ser a primeira vez que o colégio aborda a temática, muitos alunos ficaram inibidos, mas com o passar do tempo acabaram se envolvendo na confecção dos trabalhos expostos” explica Luciene. A professora falou ainda, que o intuito é que nas próximas atividades participem além dos alunos os pais também, para que haja uma interação total entre escola e família.
Com o tema “Conhecendo um pouco do nosso Estado”, a feira contou também com a apresentação do grupo folclórico da escola, montado pelos próprios alunos. Intitulado caceteiras Nossa Cultura, Nosso patrimônio, o grupo composto por 13 alunos, foi criado graças ao incentivo dos professores, que através da verba do PDE confeccionaram roupas e adereços coloridos para a primeira apresentação do grupo.
Segundo Nadja Ivone, diretora da unidade, o interesse maior em realizar a feira foi o de proporcionar aos alunos além de um dia de lazer e interação com os demais colegas, a expansão do conhecimento, já que muitas crianças não em acesso a outros municípios.
“Quem é educador de verdade tem prazer em ensinar. Nosso intuito na escola é inovar, oferece aos alunos atividades que despertem, agucem o interesse deles pelo tema proposto” completa. Ao todo 30 profissionais, entre educadores e auxiliares administrativos, estiveram envolvidos na atividade.

Texto e foto: Grazziele Santos