24 novembro 2010

FARMÁCIA POPULAR BENEFICIA SANCRISTOVENSES

Amoxicilina, fenobarbital, tiabendazol, ácido fólico, polibiotic. Esses são apenas alguns dos 107 medicamentos que podem ser adquiridos a baixo custo na rede de farmácias Popular. Inaugurada há cerca de quatro anos, a Farmácia popular já realizou mais de 300 mil atendimentos, possibilitando aos usuários seguirem a risca o tratamento e controle de diversas doenças.
A unidade localizada na sede da quarta cidade mais antiga do país, disponibiliza à população remédios com até 90% de desconto. Medicamentos para diabetes, hipertensão, antibióticos e anticoncepcionais estão entre os campeões de venda. Além desses, a farmácia disponibiliza também remédios controlados e o que combate a gripa suína.
Segundo a farmacêutica responsável pela unidade, Vanessa Souza, todos os remédios são fabricados pela fundação Fio Cruz em laboratórios públicos e privados, o que garante a venda de medicamentos que chegam a custar 0,30 centavos.
A farmácia Popular é um programa do Governo Federal, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais para o tratamento de doenças com maior ocorrência no país. “Grande parte das pessoas que visitam a farmácia pela primeira vez, ficam perplexas com o baixo preço e acabam retornando no mês seguinte, por fim, tornam-se clientes fiéis” explica Vanessa.
Diariamente a unidade atende em média cem usuários, em sua maioria pessoas da melhor idade. O baixo custo nos medicamentos contribui não somente para o bolso e a saúde da população, mas também nas filas de espera das unidades de saúde, que muitas vezes não dão conta da demanda e acaba por deixar a comunidade à espera de remédio.
Apesar do muito tempo de existência, algumas pessoas ainda ignoram o local e quando um médico passa a receita e esta não é encontrada no posto, o paciente corre para a farmácia convencional e paga um valor bem mais alto. O número de atendimento poderia ser bem maior se os sancristovenses utilizassem com freqüência a unidade.
“O antibiótico Amoxicilina, muito procurado pelos pacientes, chega a custar na farmácia convencional R$ 16, aqui o consumidor leva o mesmo produto por apenas R$ 1.96 centavos. É uma diferença muito grande” completa.
Para comprar um remédio na Farmácia Popular basta apenas ter em mãos a receita, que é válida por um período de um ano, exceto a pílula do dia seguinte e preservativos, que não necessitam de prescrição médica.
Formada por uma equipe de 10 profissionais, a farmácia Popular funciona nos horários de 8h às 16h, sem fechar para almoço, sempre de segunda a sexta. Os interessados em poupar podem se dirigir a unidade ou em caso de dúvida entrar em contato através do telefone 3261-2279.

Texto e foto: Grazziele Santos