29 novembro 2010

PROJOVEM E PETI REALIZAM BINGO DA FAMÍLIA

Pais e mães dos alunos que participam dos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Projovem Adolescente participaram na última sexta-feira, 25, no ginásio de esportes Lourival Baptista do I Bingo da Família. O evento faz parte do projeto Minha Família Participa do PETI, que visa estreitar os laços entre os alunos, a família e os responsáveis dos programas.
Para Sandra Lima, coordenadora do Peti a atividade simboliza o desempenho dos profissionais, e dos próprios alunos, que durante todo o ano desenvolvem atividades voltadas a motivação e elevação da auto-estima. “Esse é um grande momento, onde nosso objetivo é proporcionar aos pais e alunos um dia de lazer” completa.
cerca de 300 pessoas, entre pais e alunos, prestigiaram o evento. Faqueiros, jogos de cama, mesa e banho, ventiladores, panelas e liquidificadores, foram alguns dos brindes sorteados. Além do sorteio, os presentes se divertiram embalados ao som de uma banda de música.
Segundo Maria da Conceição, que tem os pequenos Mateus e Janisson matriculados no Peti e Projovem, respectivamente, é de extrema importância que os pais participem ativamente do crescimento das crianças. “Graças aos programas meus filhos passam o dia inteiro com a mente ocupada, não pensam em bobagens e nem ficam a esmo na rua. Nada mais justo que eu participe das atividades, pois isso serve como forma de incentivo para meus filhos” disse.
Pela primeira vez participando do projeto, a coordenadora do Projovem adolescente, Josiany Costa, trouxe todos os inscritos do programa, que é executado nos bairros Tijuquinha, Luiz Alves, Rosa Elze, Eduardo Gomes e sede do município. A coordenadora explica que a nova atividade foi bem recebida pelos pais, e apesar de muitos trabalharem no horário da atividade, houve uma participação considerável.
Preocupada com a educação da filha, a dona de casa, Marisa Santos Bispo, fez questão de desmarcar todos os compromissos e compareceu ao bingo. De acordo com Marisa, o a obrigação dos pais vai além da educação, é preciso acompanhar diariamente para que o jovem não desvie o caminho correto.
“Diariamente assistimos nos telejornais noticias ruis, em sua maioria falam do envolvimento dos jovens. Não quero isso para minha filha, por isso me esforço para acompanhar cada passo que ela der. Sei que o futuro dela depende também do meu empenho” explicou.

Projeto
Criado pela coordenação do Peti, o projeto Minha Família Participa do Peti vem sendo executado em todas as unidades do programa. A ideia é estimular a participação dos pais, fazendo com que eles vivenciem de forma efetiva o crescimento e desenvolvimentos dos jovens.
A educadora, Marilia Custódio, disse que desde que os pais começaram a se envolver com o programa o comportamento e o desenvolvimento das crianças tiveram grande progresso. “As crianças se sentem importantes, mais amadas. Quando um pai ou uma mãe participa das atividades junto com elas é motivo de alegria para a semana inteira” falou.
O projeto também foi abraçado pela coordenação do Projovem e será aplicado em todas as unidades em que o programa está presente.

Texto e foto: Grazziele Santos