23 novembro 2010

MORADORES GANHAM NOVOS ABRIGOS DE ÔNIBUS

Os usuários do transporte coletivo de São Cristóvão vão ter mais conforto. Cerca de 20 abrigos de ônibus serão instalados até o final de 2010 em vários locais do município. A iniciativa faz parte das reivindicações feitas pela população durante o Orçamento Participativo 2009 e 2010.
A responsável pela execução da obra é a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, que por meio da Secretaria da Infraestrutura licitou a colocação dos abrigos e já concretizou a instalação no povoado Cantinho do Céu, Country, nas proximidades Universidade Federal de Sergipe e no fundo do Convento São Francisco, contemplando assim quatro comunidades.
Segundo Anselmo Lisboa, secretário adjunto da infraestrutura, a instalação do abrigo de ônibus foi questionado em quase todas as comunidades durante a execução do orçamento, onde muitos moradores reclamaram do incômodo causado pela falta da cobertura.
“O abrigo é essencial, independente da estação do ano, além de proporcionar conforto ele auxilia na identificação das paradas de ônibus e na segurança tanto do passageiro quanto do condutor do coletivo” explica.
Medindo cerca de 3x2m² os abrigos foram projetados com uma padronização mais moderna e atendem aos critérios de acessibilidade. Toda a estrutura modular foi pensada de modo a ter uma fácil montagem, com baixo custo de manutenção.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é uma nova forma de administrar, onde a população pode opinar e interferir junto com o Prefeito Municipal, vereadores e demais membros da sociedade civil como devem ser aplicadas as verbas públicas que chegam ao município.
Dividido por regionais, o primeiro ciclo de oficinas do O.P, iniciado em 2009, atingiu 100% do território sancristovense. Atualmente o O.P é composto por cerca de 300 delegados, que auxiliam e cobram a manutenção do serviço público.
Durante as reuniões, essas monitoradas por técnicos da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), os moradores puderam expor quais prioridades deveriam ser executadas, em cada bairro ou povoado, pela Prefeitura.
Rosilda Machado, secretária adjunta da Seplan esclarece que todas as reivindicações estão relacionadas a execução de obras de cunho público e que as realizações são de acordo com a necessidade de cada região.
“O orçamento participativo trabalha com prioridades. Nós junto com a comunidade apontamos a necessidade e discutimos o que é mais importante, qual serviço público deve ser realizado na comunidade com urgência.

Execução

Desde o ano passado a Prefeitura vem seguindo as recomendações do O.P, onde grande parte das obras, quer seja de pavimentação, limpeza de ruas ou construção e reformas de unidades de saúde ou escolas, fazem parte da lista de pedidos da população.
“Assim que terminamos o ciclo de oficinas, nós sentamos individualmente com cada secretário e transmitimos para eles todos os questionamentos da comunidade. Nós orientamos os responsáveis das pastas a realizar as obras de acordo com as prioridades de cada povoado ou bairro” completa Rosilda.
Até agora a prefeitura já realizou obras de calçamento, abertura de vias, colocação de piçarras, instalação e manutenção da iluminação pública e geração de emprego e renda e capacitação através de diversos cursos oferecidos pelas secretarias da Cultura e Inclusão Social.

Texto e foto: Grazziele Santos