05 novembro 2010

PETI SE PREPARA PARA 1º ENCANTO DE NATAL

Anoiteceu, Noite Feliz, Bate o Sino, Menino Jesus. Essas são algumas canções que embalam a mais nova oficina promovida através das parcerias entre Secretaria da Cultura e Turismo e Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvao, na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A oficina de canto faz parte do projeto 1º Encanto de Natal, que visa levar através da apresentação de diversos corais a magia da musicalidade aos moradores e visitantes da cidade Patrimônio da Humanidade.
Os ensaios do coral ocorrem sempre às sextas-feiras, nos dois turnos, manhã e tarde. Sob o comando da regente Clara Raquel Mangueira, a oficina que teve início há cerca de um mês, é composta por 13 alunos, com idades de 07 a 13 anos, e tem sido motivo para descoberta de novos talentos.
“Eu sou suspeita para falar deles, mas é visível o desenvolvimento das crianças. A cada aula eles estão mais atentos e afinados” disse a regente. Todos os ensaios são voltados para as apresentações que acontecerão no mês de dezembro, ainda a serem confirmadas.
Clara Raquel, explica que além do estímulo ao canto, outro objetivo da oficina é fazer com que as crianças sejam mais desinibidas, e assim possam mostrar seus talentos. Para isso, a coordenação do Peti já está agendando as futuras apresentações do talentoso coral em escolas e repartições públicas de São Cristóvão.

Transformação
As aulas de canto servem também como mudança de comportamento dos pequenos, que por meio do incentivo dos educadores estão se mostrando a cada dia crianças disciplinadas e atentas. A educadora, Simone Lopes, explica que depois que as crianças começaram a participar da oficina houve um grande avanço no aprendizado. “Eu percebo que eles estão mais descontraídos e abertos ao aprendizado. A oficina também tem elevado e muito a auto estima deles” completa.

Planejamento 2011
A primora as aulas de canto acontecem apenas no Peti da sede, mas já existe um interesse por parte da coordenação em estender a oficina para outras unidades durante o ano letivo de 2011. Segundo Sandra Lima, coordenadora do programa, a expectativa das crianças quanto a aula de canto é muito grande, o que acaba motivando toda a equipe. Todo planejamento é feito a partir da necessidade e interesse do aluno. Nosso compromisso é fazer com que eles gostem das oficinas e através delas eles se tornem cidadãos de bem.

“No começo os alunos estavam meio retraídos, mas agora, estão se revelando verdadeiros cantores. A cada oficina nós descobrimos um talento, que antes estava escondido. Se a oficina de canto está surtindo efeitos positivos, com certeza iremos inseri-la no calendário do ano letivo de 2011” falou Sandra Lima, coordenadora do Peti.

Foto e texto: Grazziele Santos