12 novembro 2010

PREFEITURA INVESTE NA CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA SAÚDE

Desde o início do mês de novembro, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Saúde vem disponibilizando através da parceria com o Ministério da Saúde cursos de capacitação pata todos os servidores da pasta. Os cursos têm como propósito capacitar o profissional, dando a ele maior suporte e condição para atender à população.

Como forma de garantir a capacitação para todos os profissionais, os cursos são divididos em módulos e turmas, ministrados em horários diferentes. As palestras tratam de assuntos que variam entre o uso de álcool de drogas, combate a mortalidade infantil, além dos cursos técnicos em agente de saúde e saúde bucal.

a coordenadora de atenção básica do município, explica que a intenção da secretaria é oferecer as oficinas de capacitação com maior freqüência, sempre abordando temas que venham se somar e expandir o conhecimento do profissional.

Atualmente estão ocorrendo os cursos de capacitação em combate ao álcool, e outras drogas com enfoque no crack, este disponibilizado apenas para os agendes de saúde. “Essa é a última turma de profissionais, nós já ofertamos há mais o ou menos um mês essa mesma capacitação para os médicos, enfermeiros e auxiliares” completa.


Escola do SUS


A Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe (ETSUS/SE) foi criada através da lei nº 5.215 de 12 de dezembro de 2003. A ETSUS/SE tem como objetivo formar trabalhadores-cidadãos comprometidos com as práticas contemporâneas e com os avanços tecnológicos do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população sergipana, por meio do desenvolvimento de cursos, capacitações, aperfeiçoamentos e fomento à pesquisa, conforme Regimento Interno da ETSUS/2009.


Texto e foto: Grazziele Santos