25 novembro 2010

SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPARÁ DE ENCONTRO MOÇAMBIQUENSE

Para aqueles que ainda pensam que a pequena cidade de São Cristóvão só tem a mostrar a beleza de casarões e a sua vasta cultura, se engana completamente. Localizada a cerca de 23 quilômetros da capital sergipana, a quarta cidade mais antiga do país será o único município a participar do Encontro Internacional da Missão Moçambique no Brasil.
Sediado na cidade de Brasília, representantes de municípios moçambiquences e brasileiros trocarão durante cinco dias experiências e saberes, que servirão como ponto de partida no quesito modernização e avanço das cidades africanas.
De acordo com Rosilda Machado, secretária adjunta do planejamento e orçamento, que representará o município, a escolha da cidade se deu ao desempenho e a correta aplicação dos recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal (PNAFM).
“Moçambique entrou em contato com o responsável pelo programa no Brasil e através de uma filtragem São Cristóvão foi apontada como um dos cinco municípios que atendem aos anseios dos mocambiquenhos” disse.
Apenas cinco cidades brasileiras foram convidadas a participar do evento, Palmas; Alvorada; Itapevir; São Cristóvão e São Gabriel. Rosilda explica que todos os municípios convidados terão 45 minutos para apresentar seu perfil, ressaltando o progresso cultural e econômico.
“Nossa cidade tem muito que apresentar. Além de sermos patrimônio da humanidade, a prefeitura através das secretarias e órgãos competentes vem investindo incessantemente na modernidade e tecnologia das repartições, a exemplo da secretaria da fazenda, que recebeu novos equipamentos e criou uma sala exclusiva para o atendimento ao público” completa a adjunta.
O encontro acontece no Ministério da Fazenda, e terá inicio em 29 de novembro seguindo até o dia 02 de dezembro.

Fortalecimento Turístico

Outro ponto relevante no encontro será a possibilidade do fortalecimento no campo turístico de São Cristóvão. Contemplada há poucos meses com o titulo de patrimônio da humanidade pela UNESCO, a cidade recepcionará uma comissão do país africano, em data ainda a confirmar.
“O intuito é fazer com que os moçambiquences, assim como os demais representantes das outras cidades brasileiras, visitem nossa cidade e vejam de perto tudo aquilo que nós apresentaremos durante o encontro. A troca fortalece o turismo e garante o reconhecimento e a notoriedade de nosso patrimônio” falou.

PNAFM

O programa nacional de apoio à modernização administrativa e fiscal (PNAFM) tem como objetivo fortalecer as administrações municipais. O PNAFM contempla ações que visem a modernização da gestão administrativa e fiscal, possibilitando ao município a elaboração e implementação de plano diretor, cadastro multifinalitário e planta genérica de valores.Os recursos são originários do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Texto: Grazziele Santos
Foto: Internet