01 dezembro 2010

CRAS EMITE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

Pensando em proporcionar conforto e bem estar aos moradores da cidade histórica, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social dispõe diariamente a população serviços como a emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho.
O atendimento feito na sala de identificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) possibilita aos moradores a economia de tempo e dinheiro, já que todos os documentos emitidos pela Prefeitura só estão à disposição dos populares na capital sergipana. Visando essa economia, que Claudemir dos Santos preferiu emitir a nova via do documento de identificação na própria cidade.
“Aqui fica bem próximo da minha casa e não gasto nada. Se eu fosse para Aracaju teria que gastar com transporte e demoraria muito tempo, aqui não demorou 10 minutos” falou.
Iraildes dos Santos, que também preferiu emitir a segunda via do RG em São Cristóvão, explica que soube do através de amigos e não pensou duas vezes. Além da sede, o bairro Rosa Elze também é contemplado com a emissão de documentos, que acontece toda quinta-feira, na sede do Cras.
O Cras realiza diariamente cerca de 30 atendimentos, entre emissão de RG e CTPS. De acordo com Cleverson dos Santos, responsável pela emissão dos documentos, o atendimento não ultrapassa mais que 15 minutos e a entrega os documentos são de oito dias úteis.
Cleverson alerta ainda, que a emissão da primeira via é somente para pessoas que tem entre 0 (zero) e 17 anos, acima dos 18 anos apenas no instituto de identificação, localizado em Aracaju.
Veja abaixo quais documentos são necessários para emissão dos documentos:

1º via de carteira de Identidade (RG)
*Zero a 17 anos e 1 meses
*certidão de nascimento
*2 fotos 3x4

2º via de carteira de Identidade (RG)
*certidão de nascimento ou casamento e RG antigo ou número
*2 fotos 3x4

Carteira de Trabalho (CTPS)
*Maior de 14 anos
*RG e CPF
*2 fotos 3x4

Processo

O processo de confecção da carteira de identidade ou registro de nascimento, mais conhecido como RG não é tão simples. Segundo Adelino esse processo consiste em cinco etapas, mas cada etapa tem mais três ou quatro fases.
A primeira etapa consiste na entrevista com o popular e a
impressão da cédula. Depois a pessoa vai assinar a cédula e daí serão conferidos todos os dados. Após a conferência serão tomadas todas as impressões digitais.
“Neste caso a pessoa registra a impressão de todos os dedos das duas mãos duas vezes e mais três vezes o polegar direito” avisa o coordenador.
O penúltimo passo é o acabamento da cédula. Adelino explica que nessa etapa são conferidos novamente os dados, colocado a chancela do diretor do instituto e o código do Estado para não ocorrer falsificação. “Depois disso tudo chegamos ao fim com a entrega do documento a pessoa” finaliza Adelino.

Texto e Foto: Grazziele Santos