13 dezembro 2010

“A IMPORTÂNCIA DO TURISMO NA MINHA VIDA”

O Curso de Monitores de Turismo, promovido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e com o Sebrae, finalizou as atividades teóricas na última sexta-feira, 10, e levou os formandos até alguns pontos turísticos da cidade para que pudessem pôr em prática o que aprenderam em sala de aula, guiando o grupo.
O curso tem a duração de 70 horas, com o objetivo de capacitar a população, gratuitamente, para desenvolver a atividade turística no município. Na sexta-feira, 10, o professor de Turismo, do IFS, Jorgenaldo Calazans, traçou os pontos turísticos a serem visitados pelos formandos, sendo que os grupos foram divididos para que a teoria pudesse ser praticada entre eles mesmos.
“As aulas teóricas terminaram, mas as palestras continuam. Será realizada uma avaliação, através de uma dissertação acerca do tema “A importância do turismo na minha vida”, que deve abordar os valores agregados, os benefícios e a análise do formando sobre o desenvolvimento da atividade no município. Para avaliar, levamos em consideração pontos qualitativos e quantitativos durante todo o curso. Os participantes devem entregar a dissertação esta semana”, explicou o professor do IFS.
Os formandos visitaram diversos prédios históricos de São Cristóvão, sendo que cada grupo ficou responsável pela apresentação dos espaços, numa dinâmica em que os demais colegas se tornavam turistas. Os participantes foram à Igreja Nossa Senhora da Vitória, a popular Igreja Matriz; Igreja Nossa Senhora do Carmo; Igreja Nosso Senhor dos Passos; Nossa Senhora do Rosário; Museu dos Ex-votos.
Com frio na barriga de quem nunca guiou e com a experiência de quem já desenvolve a atividade turística no município, os grupos apresentaram os prédios históricos e mostraram que estudaram e pretendem se aprimorar sempre para oferecer um bom serviço, receber o turista com informações seguras, além de desenvolver o setor.
Vitor Matheus, 16, é estudante do ensino médio do Colégio Gaspar Lourenço, participou do curso e pretende se qualificar para guiar grupos turísticos do mundo todo. “Eu soube do curso de Monitor de Turismo através da diretora, daí eu e vários amigos meus viemos, mas poucos permaneceram. Pretendo aprender ainda mais a historia da minha cidade e outros idiomas, como inglês e espanhol, para receber os turistas”, disse.
Ao final da avaliação da dissertação, os formandos aprovados deverão receber diploma de conclusão do curso.

Texto e foto: Yara Santos