28 dezembro 2010

FUNCIONÁRIOS DA PMSC ANALISAM 2010

“Adeus ano velho, Feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!” Mais um ano chega ao fim e todos nós fazemos uma reflexão sobre nossas realizações e perdas. Colocamos ambas na balança e calculamos o quão proveitoso foi o nosso ano tanto profissional quanto pessoal.
O ano de 2010, para a administração pública de São Cristóvão foi repleto de desafios, obras foram realizadas atendendo a anseios antigos da população, além da conquista do título de Patrimônio da Humanidade, da Praça São Francisco, dando à quarta cidade mais antiga do país, visibilidade para o mundo.Cada um de nós tem a sua própria visão sobre o ano que passou e as perspectivas para um ano vindouro, cheio de novas possibilidades, de projetos e de mais sonhos a serem realizados.

No Gabinete da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, o dia começa cedo com o aroma do cafezinho de Maria Zélia Santos, a dona “Zélia”, que dá à Prefeitura um aconchego maior para os que esperam ser atendidos, sempre com um copinho de água, um suquinho ou o famoso cafezinho, sempre na medida.
Há 1 ano e meio trabalhando no município, dona Zélia revela que esse foi um ano de realizações. “Gostei muito do ano de 2010. Trabalhei bastante, mas valeu a pena. Realizei diversos sonhos, redecorei a minha casa, através do meu trabalho consegui comprar uma sala de jantar, uma estante e um aparelho de som, pois o que eu tinha era do modelo antigo. Em 2011, espero que Jesus Cristo me ajude a realizar ainda mais”.

No setor de protocolo, Maria Valdelice Santos Nascimento, que está na Prefeitura desde 1997, é a popular dona “Val”, sempre concentrada em sua atividade. “Profissionalmente, o ano de 2010 foi de muito trabalho, mas conseguimos realizar tudo. Já no pessoal, tive algumas perdas, mas superei. Para 2011, desejo planejar e realizar na mesma hora, pois nem sempre as coisas saem como pensamos. É planejando e resolvendo.”
Sincronizado com o setor de protocolo, Carlos Eduardo Conceição Santos, é um dos Office boys que fazem com que as correspondências dos órgãos do município cheguem ao seu destino. “Este foi um ano de muito trabalho, mas tenho expectativas de melhorias nas condições de trabalho, prometidas pela atual administração para 2011. Desejo que os chefes e os funcionários tenham mais folgas. Na vida pessoal, foi tranquilo, com saúde e uma nova namorada que trouxe mudanças boas para a minha v
ida, pois ela me entende melhor”.

Cartão postal de quem chega ao Gabinete, Maria Aparecida Dias Santos é a “Cida”, que trabalha em frente à porta da sala, onde movimenta as leis, ofícios, atendendo os telefonemas e demais atividades, sem falar no seu alto astral, fazendo das dificuldades que encontra um ponto de superação e crescimento pessoal e profissional. “2010 foi um ano bom, pois ruim é quando a gente perde um ente querido. Foi um ano bom no trabalho, onde fiz cursos de Organizadora de Eventos, que foi maravilhoso, Excelência no Atendimento ao Turista. Nosso trabalho é muito bom porque a Prefeitura dá a oportunidade do funcionário se qualificar. Para 2011, desejo que a atual administração possa atender ainda mais a população e melhorar os serviços já prestados, priorizando Educação, Infraestrutura e Saúde”.
Há 25 anos trabalhando em setores do município, Telma Pureza Silva de Andrade Melo, a secretária do prefeito, recebe dezenas de pessoas diariamente em sua sala, onde soluciona casos, orienta, encaminha cada um que chega à sua procura. “O ano de 2010 foi de muito trabalho, de algumas realizações, em vista do que pretendemos, e de muita responsabilidade. Sabemos que a atual administração está crescendo a partir das parcerias que tem feito com o Governo Federal e do Estado, para oferecer, em obras, melhor qualidade de vida ao sancristovense. Para 2011, pretendemos nos esforçar ainda mais para que os benefícios alcancem a toda a demanda do município, promovendo o progresso da cidade e da população, qualificando através de cursos profissionalizantes e criando oportunidades de emprego”.
Há cerca de seis anos na profissão, Ana Paula Matias é uma das assessoras que atendem o público que chega à Prefeitura em busca de orientação. Seu colorido dá um tom de leveza ao cotidiano, adicionando ao seu compromisso de dar andamento aos trabalhos, bom humor e companheirismo com a equipe e com a população.
“Neste ano, fiz cursos de Excelência no Atendimento ao Turista, Organização de Eventos e Excelência no Atendimento, o que eu aplico diariamente no meu trabalho. Em janeiro de 2011, começarei uma dieta para perder 10 kg e vestir
as roupas que estão no meu armário e não cabem em mim. Além disso, desejo que tenhamos muita paz e saúde, pois o resto a gente resolve”.

Secretário chefe de gabinete, Valdione Sá, está há cerca de três anos à frente do cargo. Diariamente procurado pela população, ocupa uma posição de destaque, atraindo todos os olhares. É ele quem faz uma rápida avaliação do ano que se encerra.
“Este foi um ano de desafios misturado com tentativas sempre voltadas para a arrumação da administração, em função do choque de gestões para colocar os salários
em dia. Foi muito importante o número de obras realizadas pela atual administração este ano, a instalação de empresas privadas, a exemplo do Todo Dia, G. Barbosa, a Fábrica Intregrifes, Água Mineral São Cristóvão e a Leve, sem falar no esgotamento sanitário feito na sede do município, no PAC2 e no PAC das cidades históricas, lembrando que o empenho da atual administração, junto com o IPHAN, rendeu à Praça São Francisco a chancela de Patrimônio da Humanidade.”.
Desta forma, a contagem regressiva aproxima muito mais do que um ano novo, mas as surpresas que estão por vir, além dos sonhos, das dietas, das melhorias das condições de trabalho, das obras e de tantos outros anseios em fazer de São Cristóvão, uma cidade ainda melhor onde viver.

Texto e foto: Yara Santos