02 dezembro 2010

MODERNIZAÇÃO DA SEFAZ CAUSA SATISFAÇÃO AO CONTRIBUINTE

A Secretaria da Fazenda do município de São Cristóvão realizou uma série de modificações estruturais e conceptivas, voltadas para o serviço de atendimento ao contribuinte, no sentido de recuperar a imagem do servidor fazendário e do próprio órgão, junto ao sancristovense.
As modificações consistem na implantação de divisórias, onde o público é atendido de um lado e a parte interior fica restrita aos funcionários. Foram criadas duas salas específicas para os fiscais, considerado uma conquista para estes servidores.
O mobiliário ganhou birôs, cadeiras, computadores, e por conta da importância histórica do prédio onde está localizado o órgão, as salas dos fiscais foram criadas novas divisórias, sem agredir a estrutura física do patrimônio.
“Essas modificações fazem partem de um bloco de ações de modernidade para a secretaria. Futuramente, cada fiscal deverá ter um notebook ou um palmer para acessar em tempo real a rede mundial de computadores e adicionar agilidade aos serviços no município”, explicou o diretor de arrecadação tributária, Glariston dos Santos Lima.
O diretor informou também, que as mudanças na estrutura promoveram mais segurança para os funcionários e mais objetividade no atendimento ao contribuinte, além de maior organicidade administrativa à secretaria, como a Coordenação Imobiliária e de Atendimento, que, agora, têm locais distintos para funcionamento.
Além das modificações estruturais, também estão sendo realizadas capacitações dos funcionários, tanto voltadas para os fiscais tributários quanto para o atendimento, com os quais está sendo trabalhado o Novo Código Tributário Municipal.
A iniciativa da capacitação dos servidores da fazenda partiu do próprio órgão no sentido de expandir as modificações da estrutura física a humana, garantindo o melhoramento do órgão e a qualificação do serviço prestado.
“Quando fomos nomeados, pensamos em reestruturar o órgão e recuperar a imagem do servidor fazendário. A equipe é formada por cinco coordenadorias, compostas por servidores efetivos do município, que recebem capacitação continuada. O investimento na estrutura física é, na verdade, o último estágio da modernização, pois buscamos um layout que valorizasse o atendimento. Instalamos baias para que o funcionário tenha segurança ao trabalhar e pretendemos investir, ainda mais no mobiliário em 2011”, explanou o secretário da Fazenda de São Cristóvão, Paulo Roberto.
Ao chegar à secretaria da fazenda, além do trabalho dos fiscais, o contribuinte dispõe do atendimento gratuito de cinco servidores que orientam questões na área do Imobiliário, IPTU, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis), ISS, Cadastro de empresas e taxas diversas.
Dona Valdeci dos Santos é uma moradora precisou ir até a Sefaz, onde foi atendida de maneira satisfatória. “Estou em processo de atendimento, mas já fui muito bem orientada e achei que eles estão preparados para receber o público”, atestou a contribuinte.

Texto e foto: Yara Santos