15 dezembro 2010

CAPS REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA COM PROGRAMAÇÃO INCLUSIVA

As atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de São Cristóvão, João Bebe Água e Valter Correia, não param. Mas neste mês, o período natalino será comemorado com confraternizações reunindo as equipes, os usuários, as famílias e a comunidade em geral.
Na próxima sexta-feira, 17, a confraternização será realizada no CAPS João Bebe Água, no período da tarde, e no dia 23, será a vez do CAPS Valter Correia comemorar. De acordo com a coordenadora do CAPS em São Cristóvão, Edjane Mendes, a programação contemplará os participantes com a apresentação de corais, sorteios de brindes e um grande bingo, promovendo interação e integração do usuário com a comunidade.
No referente à saúde mental, o Ministério da Saúde reza que o CAPS deve ser um serviço substitutivo e não complementar ao hospital psiquiátrico, evitando a internação dos usuários, promovendo a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A equipe do CAPS conta com uma série de profissionais empenhados na inclusão do usuário, formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos entre outros.

Funcionalidade
É função dos CAPS: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação; dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica; organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios; articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território; e promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Texto: Yara Santos