08 dezembro 2010

SECRETÁRIA DA CULTURA PARTICIPA DE FÓRUM NACIONAL DAS CIDADES HISTÓRICAS

No período de 24 a 27 de novembro, a secretária municipal da Cultura, Aglaé Fontes, em virtude da visibilidade conquistada pela cidade de São Cristóvão, onde está localizada a Praça São Francisco, reconhecida pela UNESCO, como Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade, foi convidada pelo Ministério do Turismo a participar do II Fórum Nacional de Cidades Históricas e Turísticas, onde ministrou a palestra “A importância do Título Patrimônio Mundial: desafios e oportunidades para o turismo”.
O evento reuniu representantes de países do mundo todo no Theatro Guarany, localizado na Praça dos Andradas, nº 100, Centro Histórico da cidade de Santos, em São Paulo. “Foi o Ministério do Turismo de mãos dadas com a coordenação de turismo da cidade de Santos que realizou o Fórum”, informou a secretária.
O diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, foi o responsável pela abertura do evento, que reuniu representantes de todo o nordeste, com exceção do Ceará. A cidade histórica, São Cristóvão, se fez presente através da secretária da cultura, a prof.ª Aglaé Fontes, que além de prestigiar a programação, foi responsável por uma das palestras.
“A cidade não perde a sua característica e o apoio do estado de Sergipe é importante. A secretaria municipal da cultura e do turismo tem dois projetos pré-aprovados pelo Minc, que aguardam recursos. Os projetos foram enviados via IPHAN, contemplando dentre muitos pontos, o Festival de Artes de São Cristóvão e a Revitalização dos Rios”, complementou a secretária.
Este segundo ciclo foi um exercício de informe periódico do patrimônio mundial para a América Latina e Caribe, com o objetivo de capacitar os presentes na elaboração da declaração retroativa e informe periódico dos bens do patrimônio mundial, documentos que devem explicitar respectivamente o valor universal excepcional do bem, além de informações sobre a situação de sua preservação e ações para a sua gestão.

Texto: Yara Santos
Foto/arquivo: Grazziele Santos