23 dezembro 2010

SECRETARIA DA CULTURA ENTREGA PRESÉPIO À COMUNIDADE

Na noite da última terça-feira, 21, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, entregou à população sancristovense, o presépio natalino, remontando a cena do nascimento de Jesus Cristo na manjedoura, montado na Praça São Francisco.
A terça-feira foi também a noite dos reisados, dança folclórica que reconstrói o auto do nascimento do Salvador. A programação oferecida pelo município reuniu os grupos de reisado não somente da cidade de São Cristóvão, a exemplo do grupo União de Mestre Jorge e Reisado de Satú, mas também os grupos de Reisado das Marias, do município de Itaporanga D’ajuda e o Reisado da cidade histórica de Laranjeiras. Além do coro musical convidado, os Jovens Canarinhos, do Instituto Canarinhos de Sergipe, sob a regência de Carlos Magno do Espírito Santo Júnior.
Os municípios são diferentes, mas o brilho nos olhos dos brincantes que rodopiavam descalços na Praça era comum a todos. Mestres ou caboclos, dona Deusa, o boi, os músicos e os brincantes deram um brilho ainda mais especial ao patrimônio da humanidade. Movimento, canções, entremeios surpreenderam a população, que ficou encantada com a programação preparada pela Prefeitura.
Na Feirinha de Natal, que deve acontecer durante o período de 20 a 26, muito patrimônio imaterial, com beijus, bolos, queijadas e pé-de-moleque estarão à disposição dos visitantes para aquisição. Dona Luciana, 26, trabalha na fábrica de Beiju, localizada no bairro Colônia Pintos, onde toda a família consegue o seu sustento e mantém vivo o patrimônio imaterial da cultura do povo de São Cristóvão.
“A minha bisavó foi quem trouxe a tradição de fazer o beiju para a minha família. São muitos anos fazendo a receita, desde que eu nasci, vi meus familiares fazendo o beiju. Quem quiser adquiri-los basta ir até a fábrica de beijús, localizada nos Pintos, próximo à Bica, ou ligar para o telefone 8845-3716”, disse Luciana.
A programação natalina do município, ainda, apresentará serenata natalina, auto de Natal, Missa do Galo, Natividade e muita música de qualidade apresentada pelos grupos da cidade e convidados. Já no período de 01 a 06 de janeiro de 2011, acontece a programação em comemoração ao aniversário da cidade de 421 anos da quarta cidade mais antiga do país e a Festa dos Santos Reis.

Texto: Yara Santos
Foto Arquivo: Grazziele Santos