03 dezembro 2010

ONG LEIA BRASIL DOA LIVROS À SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Na manhã desta sexta-feira, 03, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, recebeu a doação de cerca de 15 mil livros da Ong Leia Brasil. A doação foi entregue pela coordenadora do programa Leia Brasil em Sergipe, Telma Santos da Silva.
A secretaria da Cultura, a prof.ª Aglaé Fontes, recebeu os livros cedidos com muita emoção, já que se prepara a criação da Biblioteca Infantil do Município. Espalhados aos milhares, um dos exemplares veio à mão da secretária que logo deu início à leitura do mesmo, é o “Quarto de Costura”, de autoria de Wania Amarante.
Os versos ricos e populares deram asas à imaginação da secretária, que já revelou estar pesquisando exatamente aquele tipo de material, com aquela proposta e linguagem, para o “Projeto Conversa com as Marias”, desenvolvido mensalmente pela prefeitura.
Toda a equipe empenhou-se em descarregar o caminhão que trouxe os exemplares ao município. As obras literárias foram alojadas no prédio da secretaria e devem ser catalogadas e serem disponibilizadas através do próximo projeto do órgão, que é Biblioteca Infantil.

Leia Brasil

Criado no 2º semestre de 1991 como um programa da Petrobras, até meados de 2001 o Leia Brasil foi um programa exclusivo daquela empresa. Em 2002, após reestruturação, passou a atuar como Organização Não Governamental, especializando-se no incentivo e promoção da leitura como ferramenta de combate ao analfabetismo funcional.
Desde a sua criação o Leia Brasil vem desenvolvendo diversos projetos, todos com o intuito de promover a leitura na comunidade escolar da rede pública de ensino. São mais de 550 escolas atendidas na Bacia de Campos, Paraná, Baixada Santista e Sergipe, em parceria com a Petrobras.
Além desses projetos, o Leia Brasil em parceria com o SESC, desenvolve outros projetos culturais, a exemplo da Bienal da Leitura de São Gonçalo, e o Compartilhando Leituras no SESC.

Texto e foto: Yara Santos