09 dezembro 2010

PETI REALIZA NATAL DA ESPERANÇA


Carro de controle remoto, bola de couro, boneca que fala, barbie, kit de maquiagem, calça jeans, caderno, urso de pelúcia e mini-gam são alguns dos pedidos feitos pelas 250 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, em São Cristóvão , através de cartinhas, ao Papai Noel.
A coordenação do Peti, junto com a equipe formada por assistente social, educadores e oficineiros, realizará o “Natal da Esperança”, concretizando o sonho de 250 educandos, dos quais muitos nunca receberam um presente de Natal e por meio desta iniciativa, receberão os presentes das mãos do Papai Noel, que visitará a sede e os povoados Parque Santa Rita e Cabrita à tarde, e a Aldeia, pela manhã.
Os presentes foram conseguidos através de amigos da equipe do Peti, que vestiram a camisa da causa e adicionaram, ainda, mais emoção ao Natal. Cada educando escreveu a sua carta, pedindo a papai Noel que realize o seu sonho de ganhar um presente. Os amigos da equipe receberam suas cartinhas e já entregaram o sonho realizado de cada criança. O prazo para a entrega dos presentes vai até essa sexta-feira, 10.
“O nome do projeto “Natal da Esperança” segue a mesma proposta do coral do Peti, que foi batizado como “Vozes da Esperança”. Nós temos a esperança de, futuramente, oferecer um trabalho ainda melhor, promover mais oportunidades aos nossos educandos. Vamos fechar o ano com muitos objetivos concluídos, mas muitos ainda precisam ser alcançados, mas dias melhores virão”, disse a coordenadora do Peti, Sandra Lima.
O Peti participará da grande confraternização dos projetos da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, quando realizará exposição do artesanato e pintura em tela, marchetaria, confeccionados pelos educandos. Na programação, estão previstas as apresentações do teatro, do coral e do grupo de dança. O momento será, também, de homenagem à memória do oficineiro ‘Vadinho’, que faleceu este ano, deixando grande saudade e uma realização imensurável.

Assistente Social
O Peti não encerra as atividades, o programa entra em recesso durante as datas festivas, mas continua a desenvolver as atividades de cidadania e demais oficinas. “O ano de 2010 teve uma dinâmica diferente dos anos anteriores, contando com mais interação e fortalecimento dos laços da criança com a família e a comunidade. As atividades continuam porque existe um planejamento mensal para o desenvolvimento das atividades de cidadania e as oficinas continuam”, informou a assistente social do Peti, Ana Angélica de oliveira Félix.
Segundo a assistente social, no próximo ano, a equipe do Peti, formada pela coordenadora do programa e pela assistente, realizará a busca ativa dos educandos que não estão freqüentando o programa. “Será feito um resgate dos que não estão freqüentando o Peti. O programa atende crianças de 7 a 15 anos e 11 meses e é preciso que as famílias conheçam as regras do programa e participem. Durante a busca, serão explicadas as conseqüências da falta da criança inserida no Peti, a exemplo da perda de benefício, como o Bolsa Família. Embora o ano esteja acabando, as regras continuam as mesmas”,concluiu. No início do próximo ano, será realizado o recadastramento, logo após a busca ativa.

AGENDA DO PAPAI NOEL:
17/12- CONJUNTO PARQUE SANTA RITA (TARDE)
21/12- POVOADO ALDEIA (MANHÃ)
21/12- ALDEIA (MANHÃ)
21/12- CABRITA (TARDE)
22/12- SEDE
23/12- CONFRATERNIZAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL- COM A CHEGADA DO PAPAI NOEL DE HELICÓPTERO E CORTEJO EM CARRO DO CORPO DE BOMBEIROS.

Texto e foto: Yara Santos