07 dezembro 2010

ATIVISMO PROMOVE EXAMES DE SAÚDE PARA AS MULHERES DE RITA CACETE

A programação dos 16 dias de Ativismo pelo Combate à Violência contra a Mulher, no município de São Cristóvão, além de manifestações e palestras importantes, englobou uma série de serviços. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizou uma equipe composta por enfermeiras e nutricionista para realizar exames essenciais para a prevenção de câncer de colo do útero, além de informações sobre alimentação saudável para combater a diabetes e a hipertensão.
Na manhã desta terça-feira, 07, a unidade visitada foi o posto de saúde do povoado Rita Cacete, onde dezenas de mulheres compareceram e assistiram à palestra da nutricionista, Renata Tenório, e realizaram exames de lâmina, num verdadeiro mutirão, entre aquelas que fazem há muitos anos, as que têm vergonha e as que foram pela primeira vez.
“O mutirão faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência à Mulher. Aproveitamos para intensificar a prevenção do câncer de colo do útero”, informou a coordenadora de Saúde da Mulher, Michelle Sally Pinto Cardoso.
Inicialmente, as dezenas de mulheres assistiram à palestra da nutricionista, que abordou uma temática que tem sido muito procurada pela população, não só pelas mulheres, uma alimentação saudável. Aberta a roda, adolescentes, adultas e idosas marcaram presença fazendo perguntas, esclarecendo dúvidas e participando efetivamente do mutirão.
Dona Selma Freire, moradora do povoado, sofre de pressão baixa e aproveitou o mutirão para falar com a nutricionista e fazer exame de lâmina. “Eu freqüento o posto e sempre que eu sinto que preciso, venho ver o médico, mas todos os anos faço um check up”, disse.
Renata Tenório explicou o que é o diabetes e como conviver de maneira saudável com a doença. “É essencial que façamos seis refeições diárias, sendo três principais e três lanches, assim, começamos o dia bem e não chegamos com tanto apetite ao almoço, sem falar na digestão da refeição noturna que se torna melhor”, explicou a nutricionista ao reforçar que são preferíveis frutas a biscoitos, por serem ricas em vitaminas e em fibras e o ideal é comprar as frutas da época, para não investir muito dinheiro, nem comprar alimentos contendo muitos elementos químicos.
Enquanto a nutricionista palestrava, concomitantemente, eram realizados os exames de lâmina na sala reservada. A dinâmica da proposta funcionou tão bem que mesmo após terem passado pelo exame, as mulheres permaneciam na roda de conversa em que se transformou, onde uma série de questões foram levantadas no sentido da vulnerabilidade social da mulher e soluções que têm na postura do gênero um dos remédios mais eficazes.
De acordo com Michelle Sally, as atividades vêm sendo realizadas pelo município, levando orientação sobre o câncer de mama, de colo do útero e encaminhamentos.
“Orientamos a realização diária do auto-exame da mama o exame anual do colo do útero e se houver indício de alteração citológica, as mulheres são acompanhadas e encaminhadas ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), onde passa a fazer o exame semestralmente”, complementou a coordenadora.
Acompanhada da coordenadora de Imunização, Mara Mely Oliveira Roque, Michelle atendeu mulheres de diversas idades. Dona Maria de Lurdes Ramos de Andrade, tem 53 anos e anualmente faz o exame para saber como está de saúde.
Cherlaine dos Santos Moura, tem 21 anos, uma filha e só havia feito o exame de lâmina uma única vez na vida. “Aproveitei a oportunidade para ver se está tudo bem”, disse.

Ações
Aproveitando as datas comemoradas nos dia 27 de novembro e no dia 1° de dezembro, referentes ao combate ao câncer e ao HIV. No dia 1° foi realizada mobilização no Posto de Saúde Valadares, contando com o apoio de duas equipes de Saúde, contra a AIDS, incluindo a prevenção do câncer de colo do útero.
Nos dias 1° e 2°, o mutirão, através das cinco equipes existentes do conjunto Eduardo Gomes, realizou palestras, exames de lâmina e distribuição de preservativos.

Agenda
Nesta quarta-feira, 08, a equipe segue com o mutirão para o povoado Várzea Grande, onde deve realizar palestras, exames de lâmina e distribuição de preservativos.

Texto e foto: Yara Santos