13 junho 2011

SUBCOMISSÃO ESPECIAL LIDERADA POR ROGÉRIO CARVALHO VISITA CENTRO DE ESPECIALIDADES EM SÃO CRISTÓVÃO

Na manhã desta segunda-feira, 13, a Subcomissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal dos Deputados e representantes da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) visitaram o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) João de Andrade Garcez, implantado pelo Governo do Estado em São Cristóvão, na gestão do deputado Rogério Carvalho, enquanto secretário da saúde.

O CEO está localizado no bairro Rosa Elze, onde a comitiva composta por deputados federais, com destaque para Rogério Carvalho, e representantes da Funesa, foi recebida pelo vice-prefeito de São Cristóvão, Cláudio do Sanclau; o secretário da saúde, Edemilson Brito; o secretário da comunicação, Pedro Rocha; e a Coordenadora da Atenção Básica e PSF, Joélia Ferreira Gouveia.

A Comissão é destinada ao Financiamento, Reestruturação da Organização e Funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a diretora geral da Funesa, Claúdia Menezes Santos, a subcomissão de regulamentação da rede do SUS veio conhecer o modelo de organização sistêmica do SUS implantado em Sergipe.

Para o deputado Rogério Carvalho, a implantação do CEO representa uma conquista alcançada durante a sua gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde. “Esse sonho está se transformando em realidade”, disse o deputado.

A coordenação da rede está sob a responsabilidade de Rosiane Cerqueira e a direção do CEO de São Cristóvão está sob a responsabilidade de Marina Sobral Passos Costa.

De acordo com Rosiane, diariamente, antes das consultas, os pacientes assistem a palestras proferidas pelos odontólogos na sala de espera, com quem esclarecem dúvidas e aprendem formas de preservar a saúde dos dentes.

Presente durante a visita, o secretário municipal da saúde, Edemilson Brito, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “O Centro de Especialidades Odontológicas foi implantado pelo Governo do Estado em São Cristóvão, gerando um benefício para a população, que já não precisa se locomover até a capital quando necessita de procedimentos que não são realizados pelas 10 equipes da atenção básica. Aqui no município, a questão das cadeiras odontológicas será solucionada ainda este ano”, afirmou Brito.

Na sala de espera, após assistir à palestra da Dr.ª Vanda Menezes sobre como a profissão do odontólogo evoluiu e como preservar a saúde da boca, o que envolve dentes, palato e gengivas, o senhor Francisco Manoel de Oliveira, 50, morador do Rosa Elze, foi pela primeira vez ao CEO, onde saiu com uma boa impressão.

“Esta é a primeira vez que venho ao Centro de Especialidades Odontológicas e precisei fazer uma obturação e fiquei com uma boa impressão do serviço. Quando o trabalho é feito com dedicação, a comunidade vive com dignidade”, disse o sancristovense.

Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos