14 junho 2011

EQUIPE DO CEO DE SÃO CRISTÓVÃO CONSCIENTIZA PACIENTES ATRAVÉS DE PALESTRAS

Na sala de espera, o barulho do motorzinho não assusta os pacientes, pois o momento é de palestra no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no antigo Fórum do bairro Rosa Elze, no município de São Cristóvão, implantado pelo Governo do Estado, durante a gestão do então secretário da Saúde de Sergipe, atual deputado federal Rogério Carvalho.
Instalado há cerca de um ano, os procedimentos que não são característicos da Atenção Básica do município são atendidos pela equipe de odontólogos especialistas, que realizam dentre outras práticas, a endodontia, canal, cirurgia e periodontia.
Na última segunda-feira, 13, ainda por volta das 7h da manhã, cerca de dez pessoas já esperavam pelo atendimento odontológico, quando assistiram à palestra da Dr.ª Vanda Maria Menezes, advinda da Fundação Estadual da Saúde.
A profissional deixou claro que todo o trabalho é realizado em parceria com a Atenção Básica, responsável pelo odontograma, um relatório que detalha todo o histórico do paciente, constando a portabilidade de doenças como diabetes e hipertensão.
Além disto, alertou a população para a diferença entre o dentista de antigamente, que condenava o dente mediante o problema, e o atual, que trabalha todo o corpo, visando à preservação do dente, através de procedimentos como a escovação correta de dentes, bochechas, língua e palato.
“A intenção do dentista atual é que o dente seja tratado com a mesma importância dos outros órgãos do corpo e para isso, o dentista deve desenvolver um trabalho de verificação dos sintomas apresentados e entendê-lo a partir do odontograma, diferenciado o tratamento do idoso, da criança, do portador da síndrome de Down e do autista”, disse a dentista.
Uma das preocupações evidentes da equipe do CEO é manter a integridade do dente, em vista de que já foram encontradas bactérias originárias da boca, na célula do coração, dessa forma se entende que um sorriso saudável evidencia uma boa saúde corporal.
“As pessoas não precisam parar de comer doces, mas devem optar por comê-los em horários próximos das principais refeições, já que é mais provável a escovação e quando perceberem a formação da placa, evitar a calcificação para o não comprometimento do dente, procurando um profissional para a aplicação do flúor e demais procedimentos. Dentista não faz milagre, trabalha por etapa”, concluiu Vanda.
As unidades de Atenção Básica de São Cristóvão, por meio do programa Brasil Sorridente, distribuem escovas e creme dental para a população, garantindo o material para a devida escovação.

Texto e Foto: Yara Santos