07 junho 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL SENADOR LOURIVAL BAPTISTA É REABERTA EM SÃO CRISTÓVÃO

Na manhã desta terça-feira, 09, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou solenidade de reabertura da Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, com um acervo de mais de 14 mil títulos, também agora, com a semente da Biblioteca Infantil, inaugurada durante a programação.

Iniciada com o descerramento da placa da Biblioteca fundada em 1986, a cerimônia foi prestigiada pela superintendente do Iphan em Sergipe, Terezinha Oliva; pelo secretário Adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel; o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha; secretária da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; a secretária municipal da Cultura e Turismo, Aglaé Fontes; secretário da Infraestrutura, Marcos Souza; técnicos; artistas; sociedade civil; e estudantes, os presentes puderam assistir à apresentação musical dos estudantes do Projeto Jovens que Encantam.

Com um discurso popular, a secretária da Cultura e Turismo, Aglaé optou por uma conversa com o público, através da qual descreveu o trabalho realizado naquela biblioteca e reconheceu o esforço de cada profissional envolvido no processo de reabertura, desde a higienização dos títulos até à separação por editora e a técnica de disposição nas prateleiras.

“Desde o mês de dezembro, Maria Raquel dos Reis Moraes, em companhia de Branca Rocha de Jesus e toda a equipe da Biblioteca que demonstrou disposição e uma energia boa para trabalhar vem se empenhando pela reorganização do acervo em prol da reabertura. O prefeito Alex Rocha me proporcionou, particularmente, o momento mais feliz deste 1 ano e 5 meses que estou à frente da pasta, a reabertura da Biblioteca. O prefeito compreendeu e atendeu o nosso apelo, sendo que chegamos a dar uma pausa nas reformas devido à falta de recursos, mas conseguimos atingir o nosso objetivo e já anunciamos que outros projetos em breve serão apresentados”, disse a secretária.

A fala da secretária foi seguida pela apresentação do quarteto de sax do projeto Jovens que Encantam e muita poesia foi trazida através da apresentação da artista Maria Gloria, coordenadora da Casa do Folclore Zeca de Noberto.

A mesa composta por autoridades deu espaço ao reconhecimento do esforço de cada um que se doou à reabertura, com a entrega do certificado de participação “Bem Querer”. Além do certificado promovido pela Cultura, a secretária da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, presenteou com uma maquete feita pelos assistidos do Projovem Adolescente, reproduzindo o patrimônio histórico-cultural de São Cristóvão, à coordenadora Maria Raquel dos Reis Moraes, que demonstrou muita emoção diante da homenagem.

Citando o autor Carlos Brandão, “só se preserva o que se ama e só se ama o que se compreende”. Em sendo assim, a secretária Aglaé Fontes convidou toda a comunidade a conhecer o acervo da Biblioteca.

Com um acervo de mais de 10 mil livros doados pela Ong Leia Brasil, exemplares doados pela editora da Universidade Federal de Sergipe e doados pela Secretaria Municipal da educação, a secretária organizou a Biblioteca Infantil, inaugurou-a e anunciou que a quantidade de livros possibilitará a criação de bibliotecas infantis do Povoado Rita Cacete e do conjunto Eduardo Gomes.

O prefeito Alex Rocha, em meio ao reconhecimento à importância da reorganização da Biblioteca, enfatizou que o Projeto Jovens que Encantam prega um trabalho muito importante, no sentido de preencher com música o espaço ocioso na agenda daquelas crianças e jovens, fazendo da música a ferramenta para novas perspectivas.

A secretária Aglaé Fontes citou Jorge Luiz Borges, “a palavra voa, a escrita fica”. Por um longo tempo na história da humanidade, as informações eram passadas pela oralidade na roda dos mais velhos para os mais novos. Com a descoberta da máquina de Gutemberg, as palavras podem ficar presas nos livros, repassando idéias e fatos. “O livro é a extensão da memória e da imaginação”, diz o autor.

Inspirada, a secretária pontuou que o Brasil ainda está sendo alfabetizado e que em comparação a outros municípios do interior sergipano, São Cristóvão desfruta de um espaço arejado, onde funciona a Biblioteca, com um acervo disponível ao estudante e aos demais visitantes, ao lado da Praça São Francisco, detentora da chancela de patrimônio da Humanidade e, por isso mesmo, mereceu a reforma.

Usando as palavras de Tristão de Ataíde, “o passado não é aquilo que passa. É o que fica do que passou”, Aglaé deixou claro que a história da Biblioteca precisa ser conhecida por todos, pois a sua memória é, também, a memória da cidade.

Ao final da cerimônia, os componentes da mesa saíram em comitiva pela Biblioteca, conhecendo a nova organização e a Biblioteca Infantil, cuja fita foi descerrada pelo filho do prefeito, Alexsander Oliveira de Andrade Júnior, o que comprova o que cita Jeferson Assumção, “o livro integra e reparte, aproxima ou afasta grupos de pessoas, gera disputa e revoluções porque são feitos de idéias e imaginação”.


Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos