27 junho 2011

SECRETARIA DA CULTURA REALIZA PROJETO “CONVERSANDO COM AS MARIAS”

Na manhã da quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão, através das direções de Turismo e Arte e Cultura, realizou a primeira edição do Projeto ‘Conversando com as Marias’, onde reuniu artesãs da Casa dos Saberes, já instalada na secretaria, e demais agentes culturais da comunidade, à qual as portas da Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, mantém-se abertas.
A programação foi aberta pela diretora de Turismo, Silene Lazarito, que proferiu a palestra intitulada ‘O valor da comunidade para a atividade turística’. Explanada através de slides decorados com fotografias do patrimônio material e imaterial de São Cristóvão selecionados pela diretora de Arte e Cultura, Ana Molina, pontuou conceitos básicos do turismo, equipamentos para o desenvolvimento desta atividade, potencial turístico, oferta e demanda, comunidade e qualidade do atendimento.
A palestra deu o pontapé inicial para que as ‘Marias’ possam dar continuidade aos próximos encontros, de maneira que nesta primeira oportunidade, aprenderam conceitos de turismo e como a comunidade é importante para o desenvolvimento da atividade em São Cristóvão, rica em conjuntos arquitetônicos históricos, detentora da chancela de Patrimônio Mundial, concedida à Praça São Francisco pela Unesco.
No momento de interação, as cadeiras formaram uma roda e a conversa tomou diversos rumos, através do conhecimento daquelas que imortalizam a cultura da terra, passando-a de geração para geração através das artes ( pintura, bordado, costura, comidas e crendices populares), o que possibilitou a troca dos saberes, registrado pela secretária da Cultura, Aglaé D’ávila Fontes, para a posteridade.
Em meio às bonequeiras, bordadeiras, fazedoras de pé-de-moleque, redendê, patchwork e tantas outras artes, Terezinhas, Lurdinhas, Darcilenes, Madalenas, a secretária tornou-se uma das ‘Marias’ e receitou o seu chá de maracujá, que para ser feito é necessária o cozimento da fruta inteira bem lavada e cortada em cruz, com canela e cravo, além de açúcar a gosto, cozinhando e coando para o saboreio.
Entusiasmadas com a roda, a manhã deu espaço a receitas para arranjar casamento, chamar dinheiro, curar doenças renais, e respiratórias. O multiuso do tipi foi descoberto e todas se interessaram em trazer novas conversas.
As bonequeiras podem ser encontradas na Casa dos Saberes, instalada no térreo da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, onde produzem e expõem a sua arte, imortalizando as histórias, a cultura e a identidade da São Cristóvão quarta cidade mais antiga do país, do folclore, da miscigenação e patrimônio da humanidade.
O folder traz receitas e enfatiza que o ‘Conversa com as Marias’ fala de coisas que as pessoas gostam e, às vezes, ninguém diz o quanto é importante.

Texto e foto: Yara Santos