17 junho 2011

COORDENAÇÃO DA FESTA DE CORPUS CHRISTI ORGANIZA PREPARATIVOS EM SÃO CRISTÓVÃO

A festa que celebra a presença real de Cristo na eucaristia é o Corpus Christi, que será comemorado na próxima quinta-feira, 23. No município de São Cristóvão, os fiéis deram início às organizações das comemorações alusivas à data, em reunião realizada na noite de ontem, 16, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, com a presença do Padre Valdson, sob a coordenação de Vânia Correia.
A construção do tapete é tradição e uma manifestação artística popular dos fiéis da Igreja Católica e São Cristóvão prepara-se para a construção do mesmo, que contará com inovações na edição 2011, a utilização de cascas de massunim e de sururu na decoração do tapete.
A pauta foi sobre a apresentação de desenhos dos tapetes de Corpus Christi, roteiro da procissão e distribuição de tarefas às equipes. A coordenadora da organização, Vânia Correia, explicou que a inovação é uma maneira de prestigiar a ‘mãe maré’, detentora de grande riqueza para a sustentabilidade da vida animal e vegetal no planeta.
O percurso do tapete fora definido de forma que iniciará na Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, passando pelo Carmo, seguindo pela Rua Nossa Senhora das Fontes, Rua Leão Magno, Praça São Francisco, Câmara Municipal dos Vereadores, até a Praça da Matriz.
Ficaram definidas já na primeira reunião, as equipes que ficarão responsáveis pelos sacos de maravalha, sacos de sururu, sacos de folhas secas, monitoramento das tintas, recebimento e acompanhamento dos artistas que desenharão as diversas formas no papel panamá.
Já nesta sexta-feira, 17, os artistas deverão abrir os desenhos que darão forma ao tapete. Os desenhos serão inspirados na Campanha da Fraternidade, patrimônio da humanidade; no simbolismo católico; uma imagem da Irmã Dulce, beatificada como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, próximo ao Carmo; Coração de Jesus; entre outras imagens.
Solicitações como a doação de cereais, preterivelmente, fora do prazo de validade, como o feijão, o arroz e o milho, foram feitas, além do empréstimo de carros-de-mão, que servirão para o transporte do material utilizado na construção do tapete.
Toda a população poderá participar e se somar às equipes, desempenhando atividades diversas, e apoiando em horários noturnos, o que contará com o suporte da Delegacia da sede do município, promovendo a segurança de quem precisará desenvolver trabalhos pela madrugada. No dia 23, a equipe dará início à montagem do tapete ainda pela madrugada.
Participaram da reunião, integrantes da Pastoral Familiar; Renovação carismática; Pastoral do Batismo; Grupo de Canto Nossa Senhora da Vitória; Mãe Rainha; coroinhas; Terço dos Homens; Crisma; Pastoral da Solidariedade; Pastoral da Liturgia; ministros da Comunhão eucarística; Renovação Carismática (Grucic); Prefeitura Municipal de São Cristóvão; Museu Histórico de Sergipe, representado através do diretor do órgão, Thiago Fragata, e voluntários.

Texto e foto: Yara Santos