10 junho 2011

JOVENS QUE ENCANTAM ASSISTEM APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE






Na noite de ontem, 09, os componentes do projeto Jovens que Encantam, promovido pela Associação dos Profissionais em Música de São Cristóvão (Apromusc), assistiram no Teatro Tobias Barreto a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que apresentou ao público a Série Cajueiros.
Cerca de 50 crianças e adolescentes prestigiaram do concerto regido pelos maestros Daniel Nery e Guilherme Mannis. Convidados pelo secretário adjunto do estado da cultura, Marcelo Rangel, o concerto proporcionou para muitos a oportunidade de certificar que estão no caminho certo.
De acordo com Adevanilton Vieira, maestro responsável pelo projeto, grande parte dos alunos nunca estiveram num teatro, nem tampouco a chance de assistir a apresentação de uma orquestra, principalmente com o porte da Sinfônica de Sergipe.
“Esse é um momento único, onde eles além de desfrutar da mais bela arte, que é a música, estão sendo estimulados por grandes nomes da música sergipana” completou.
Sem fias lucrativos o projeto Jovens que Encantam existe há dois anos, e já beneficiou mais de 300 crianças que residem não somente na sede do município, mas também em localidades mais distantes, a exemplo dos povoados Tinharé e Pedreiras.
Em sua segunda visita ao teatro, Evelyn Amablyn, que toca sax soprano e participa do projeto desde o início, explicar querer ser uma grande saxofonista e que a cada vez que assisti a Sinfônica ela tem a certeza que seu destino é a música.
Para a mãe da pequena Lohane, Dona Alcilene Andrade, que há um ano e meio toca violino, o desempenho da filha melhorou em 100% desde que ela começou a participar do Projeto. “Minha filha sempre foi muito tímida e retraída e essa dificuldade em socializar-se foi rompida a partir do momento que ela entrou no Jovens que Encantam. Ela se transformou numa criança mais falante e alegre” explica.
O projeto atende jovens entre 7 e 18 anos, que recebem aulas de todos os tipos de instrumentos sem nenhum custo financeiro. Patrocinada pela Prefeitura de São Cristóvão, através de um convênio, os alunos se apresentam em escolas e demais eventos culturais do município, sempre esbanjando charme e talento.
No dia 17, próxima sexta-feira, o grupo se apresentará no Teatro Tobias Barreto.

Texto e foto: Grazziele Santos