14 junho 2011

EXPOSIÇÃO RETRATA PRAÇA SÃO FRANCISCO

Como forma de comemorar a chancela de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, recebida em 1º de Agosto de 2010 pela Praça São Francisco, o Museu Histórico de Sergipe está realizando a exposição ‘Praça São Francisco: Patrimônio da Humanidade - O Processo da Conquista’.

A exposição revela todo o caminho percorrido pela comunidade sergipana em busca do titulo. Maquetes, informativos e registros fotográficos feitos por renomados profissionais, entre eles Mário Sousa, Grazziele Santos, Marcelle Cristine e Vinícius Souza, engrandecem a exposição que fica aberta ao público até o início de julho.

Segundo o diretor do MHS, Thiago Fragata, a exposição que é bilíngüe, também será itinerante, onde visitará várias cidades sergipanas. “Todo bom sergipano deve conhecer São Cristóvão, não somente pela conquista do título, mas também pela riqueza cultural existente” completa Fragata.

O processo de conquista do título de Patrimônio da Humanidade durou cerca de cinco anos, onde a princípio o Convento do São Francisco estava cotado para disputar a chancela, sendo modificado para a Praça São Francisco.

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão em parceria com os governos estadual e federal, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desempenharam um papel fundamental, atendendo todas as exigência da Unesco.

“Muitas cidades disputam a chancela por mais de 10 anos, em apenas cinco nós fomos contemplados com o titulo, que com certeza atrairá muitos recursos para a cidade” ressalta.

A exposição estará aberta de terça a domingo, das 10h às 16h, no Museu Histórico de Sergipe em São Cristóvão.

Ascom/São Cristóvão